27 janeiro 2012

Artigo em romeno sobre diplomática



O artigo sobre atos administrativos e suas respectivas formas é um interessante exemplo de discussão diplomática sob a ótica do Direito, indicando como os aspectos formais dos documentos são fundamentais para que eles possam ter validade jurídica e produzirem desdobramentos legais. É sempre um risco muito grande a tradução de termos conceitualmente complexos pelos softwares automatizados, mas o artigo merece uma visita para que se possa ter uma ideia de como alguns elementos de análise diplomática são considerados em "outras" culturas administrativas. Tal diversidade administrativa merece ser relativizada posto que tanto nós como os romenos somos herdeiros, mesmo que longinquamente, da burocracia do Império Romano. Eles mais diretamente do que nós. 

Acesse o artigo do Prof. Ovidiu Podaru aqui ou clique na imagem acima. 

Bogdan Popovici, que já nos visitou em Brasília (ver aqui) destaca (também em romeno) a importância dada por Podaru aos selos e carimbos como sinais de validação aqui.

Sugestão de atividade de estudos para o período de férias
tentar realizar uma tradução "decente" do referido artigo para o português. O prof. Popovici, certamente poderá ajudar os interessados quanto a melhor definição de termos técnicos. O contato com ele poderá ser feito em inglês ou francês no e-mail bogdanpopovici@gmail.com.

__________
André Lopez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

clique para comentar