15 junho 2010

O clássico na Diplomática


Não é de hoje que há uma briga acirrada entre as duas maiores torcidas do Brasil. Como se não bastasse a disputa de quem tem a maior legião, o clássico se intensifica ao colocarmos o quesito títulos na mesa. E já que a bola da vez, literalmente, é o futebol (não a Jabulani), aproveitamos a rivalidade entre os clubes para abordar dois temas de interesse da turma: autenticidade e veracidade. Duas palavrinhas que provavelmente não saem da cabeça de vocês. O que é ser autêntico? E verídico? Uma coisa exclui a outra? Se for autêntico é automaticamente verídico? Ou as duas características são independentes? São tantas questões que a diferenciação conceitual suscita que esse ponto foi inclusive debatido durante a greve aqui no blog.

Pensando em toda a dificuldade ao estabelecer um esquema que possa elucidar melhor a questão, preferimos inserir a discussão no dia a dia. Aproveitando que é o ano do "centenada” (Leia-se Centenário) do Sport Club Corinthians Paulista; e que o ano de 2009 foi representado pelo título do Flamengo no Brasileirão, fomos atrás de um tema que até o presente momento é o responsável por brigas infindas nos botecos do Brasil afora. Um amigo meu, corinthiano de carteirinha, foi nocauteado num barzinho, na simples tentativa de demonstrar a um flamenguista os títulos que estão “impressos” nas estrelinhas da camisa alvinegra. "É o Curintia, Mano: Campeão do Mundo!”. E o flamenguista rebatia: “Ih rapá, somos hexa brasileiro!”.

Como a equipe de diplomática está em todas, entre uma cerveja e outra percebemos a aplicação imediata da discussão na disciplina. No momento em que o álcool foi suficiente para entrarmos num debate mais caloroso (já tinha gente em cima da mesa. Não posso dizer quem.), pensamos no seguinte POST MOTIVAÇÃO.

1. Levando em consideração que o corinthiano comprou sua camisa na Feira do Paraguai e que a estrela maior do símbolo estampado representa o título mundial discutido pelos torcedores, responda os seguintes pontos:

a) A camisa do corinthiano é diplomática e legalmente autêntica? Justifique.
b) A camisa tem autenticidade histórica? Justifique. (Busque na net algo relativo ao Mundial FIFA 2000)

2. Partindo da situação hipotética de que o flamenguista comprou a sua camisa aqui, e que ao chegar em casa o torcedor percebeu que a mesma estava marcada com o símbolo abaixo, responda os seguintes questionamentos:




a) A camisa do flamenguista é diplomática e legalmente autêntica? Justifique.

b) A camisa tem autenticidade histórica? Justifique. (Busque na net algo relativo à Copa União de 1987)

No final da noite, com o prejuízo financeiro depois da saideira, nos restou uma única pergunta: c) as camisas são genuínas? "André, não chora. Levemos as questões à sala de aula e vamos ver no que tudo isso vai dar". Mesmo sendo corinthiano, o professor respondeu afirmativamente.


P.S: Os grupos devem fazer um POST RESPOSTA (nos respectivos blogs) a este Post Motivação. Devendo ir ao ar até a próxima segunda-Feira (21/06), até às 21h

Postado Por: Rodrigo Fortes

5 comentários:

  1. Falando em FUTEBOL...

    Colocamos um post futebol x teatro.
    Dêem uma olhadinha e comentem! ;)

    http://diploarte.blogspot.com/2010/06/qual-e-relacao-entre-futebol-e-teatro.html

    ResponderExcluir
  2. Falando em título mundial do Corinthians, reconhecido pela FIFA, lembro-me de ter feito à época dois e-mail alusivos ao fato (hoje seriam posts):
    * Um sobre a conquista do título mundial (baixe aqui);
    * Um sobre o bi-campeonato do Vasco (baixe aqui).
    A coisa está um pouco marcada, mas vale a pena pelo registro histórico do momento.

    ResponderExcluir
  3. André esse documento do Corinthians não tem validade nenhuma (rs)... feito por um torcedor? É "historinha" mesmo..rs. Quero um que tenha o reconhecimento de quem realmente TENHA que reconhecer.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Resposta postada no link :
    http://bloghoradecomunicar.blogspot.com/2010/06/post-resposta.html

    Blog Hora de Comunicar

    ResponderExcluir
  5. Confira a resposta do Diploarte em:
    http://diploarte.blogspot.com/2010/06/resposta-da-atividade-o-classico-na.html

    ResponderExcluir

clique para comentar