23 março 2018

Atividades para a aula do dia 06/04

  1. Realizar tabelas similares às do texto Lopez,Cut (pág 26) com 3 documentos do fundo do próprio grupo e 03 documentos do foco arquivístico do grupo (grupo obrigatória)
  2. Fazer um modelo de certificado de "Enganei a Daniella" para eventualmente serem entregues aos grupos de conseguirem enganá-la no dia de sua aula. Para tanto o professor terá que validar o modelo e, posteriormente, a própria professora Daniela terá de reconhecer o mérito do grupo (grupo optativa)
  3. Comparar o modelo de análise diplomática proposto por Duranti,5 com o de Lopez,Cut destacando a importância de ambos modelos para a análise tipológica (individual obrigatória)
As atividades 1 e 2 devem ser postadas no próprio grupo com indicação de url nos comments abaixo.

A atividade 3 deve ser postada nos próprios comments deste post

TODAS as atividades devem estar devidamente identificadas.

O prazo se encerra às 14hs do dia 05/04 (5a feira)

EM TEMPO: a retificação/explicação da atividade feita na última aula, referente a um documento do proprio grupo que fosse autentico e inverídico também tem seu prazo de conclusão até às 14hs do dia 05/04 (5a feira).

47 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grupo: Arquivo em foco

    Atividade 1: https://arquivoemfoco2018.blogspot.com.br/2018/04/tabela-contextualizacoes-tipologicas.html

    Atividade 2: https://arquivoemfoco2018.blogspot.com.br/2018/04/modelo-de-certificado-de-exito.html

    Atividade 3:

    Análise diplomática: DURANTI X LOPEZ

    DURANTI:

    • Elementos extrínsecos (suporte, texto, linguagem, selos);
    • Elementos intrínsecos (protocolo, texto, escatolo);
    • Pessoas (autor e destinatário);
    • Qualificação da assinatura (títulos e créditos das pessoas);
    • Tipo de ação (simples, contratual, coletiva, múltipla, contínua, complexa, procedimento);
    • Nome da ação;
    • Relação entre documento e procedimento;
    • Tipo de documento (nome, natureza, função e status);
    • Descrição diplomática (contexto, ação e documento);
    • Comentários conclusivos (documento como um todo).

    LOPEZ:

    • Denominação da espécie (nome do documento);
    • Principais características internas;
    • Principais características externas (forma, formato, dimensões, suporte, gênero e sinais de validação);
    • Trâmite.


    A partir do esquema acima, é possível concluir que apesar da análise diplomática proposta por DURANTI ter mais requisitos, isso não significa que a análise dela seja melhor e mais completa. Uma vez que LOPEZ considera alguns outros requisitos, como, por exemplo, o trâmite dos documentos, requisito não abordado diretamente por DURANTI, mas que é considerado relevante por LOPEZ.

    Ademais, uma comparação que pode ser feita é referente aos requisitos: nome da ação e denominação da espécie, embora tenham nomes diferentes aparentemente realizam a mesma função, dar nome ao documento.

    Além disso, apesar de os autores concordarem que os aspectos externos dos documentos devem ser analisados, eles divergem acerca do conteúdo de “aspectos externos/extrínsecos”. Pois, para DURANTI, os elementos extrínsecos são suporte, texto, linguagem e selos. Já para LOPEZ, as principais características externas são forma, formato, dimensões, suporte, gênero e sinais de validação.

    Dessa forma, é possível concluir que ambos modelos são importantes para análise tipológica, porquanto possibilitam identificar as espécies dos documentos do acervo e discernir quais são suas funções/atividades. Logo, deve-se realizar primeiramente a análise diplomática para posteriormente realizar a análise tipológica.

    Atividade 3 no blog: https://arquivoemfoco2018.blogspot.com.br/2018/04/analise-diplomatica-duranti-x-lopez.html

    ResponderExcluir
  3. Atividade 3 – Individual / Obrigatória

    A análise diplomática proposta por Duranti (crítica diplomática), parte da forma do documento em direção à ação iniciada ou à qual o documento se refere, essa análise em suas palavras “visa compreender o contexto jurídico, administrativo e processual em que os documentos sob análise foram criados”.

    Sua estrutura de análise parte do específico para o genérico seguindo: Elementos extrínsecos; Elementos intrínsecos; Pessoas; Qualificação da assinatura; Tipo de ação; Nome da ação; Relação entre documento e procedimento; Tipo de documento; Descrição diplomática e comentários conclusivos. Para a autora, a crítica diplomática é a chave para a compreensão da ação na qual o documento participa, e do próprio documento.

    O modelo proposto por Lopez é mais sintetizado, o mesmo cita que existem diferentes modelos e propostas de como proceder para fazer análise diplomática, com maior ou menor ênfase para os aspectos formais e o trâmite, o autor elabora, portanto, um modelo para realizar a análise diplomática mínima, que pode ser feita observando: a denominação do documento, forma, formato, suporte, gênero e validação. Lembrando que uma mesma denominação pode apresentar espécies diferentes.

    Ambos os autores são importantes para a definição de critérios básicos para a análise diplomática – sejam suas definições mais objetivas ou mais abrangentes, - pois temos a partir dessas análises a verificação da veracidade da estruturação e a autenticação dos documentos em análise, tendo em vista que as características formais dos documentos podem não ser obedecidas por seus produtores, como exemplificado por Lopez.

    A Tipologia Documental estuda as características dos documentos através da relação com o contexto onde foram produzidos, a análise diplomática se faz necessária, portanto, para afirmar a veracidade e autenticidade dos documentos dentro de seu contexto e trâmite, para então a tipologia exercer sua função, como citado por Lopez, de estabelecer a ligação do documento diplomático com a função do titular arquivístico. Logo, conclui-se que a tipologia documental depende da análise diplomática.

    ResponderExcluir
  4. No texto “Diplomática: novos usos para uma antiga ciência”, de Luciana DURANTI apresenta a divisão dos aspectos do documento em “Elementos extrínsecos” (suporte, texto, linguagem, selos) e “Elementos intrínsecos” (protocolo, texto, escatolo) para fins de proceder uma análise diplomática completa do documento.

    Elementos extrínsecos:
    Suporte: material; formato; preparo para receber a mensagem; layout, paginação, formatação; tipos de texto; diferentes tipos de caligrafias, datilografias ou tintas; parágrafos
    Texto: pontuação; abreviaturas e iniciais; emendas e correções; software de computador; fórmulas
    Linguagem: vocabulário; dissertação; estilo
    Sinais especiais: sinais dos escritores e subscritores; sinais de chancelarias; forma e tamanho
    Selos: tipologia; legenda ou inscrição; método de afixação
    Anotações

    Elementos intrínsecos:
    Titulação
    Título
    Data
    Invocação
    Protocolo: subscrição; inscrição; saudação; assunto; fórmula de perpetuidade; apreciação
    Texto: preâmbulo; notificação; exposição; disposição; cláusulas finais
    Escatocolo: corroboração; [data]; [apreciação]; [saudação]; cláusula cortês; atestação; qualificação da assinatura; notas

    Em outra perspectiva Lopez em seu texto “Identificação de tipologias documentais em acervos dos trabalhadores” apresenta elementos mínimos para a análise diplomática, quais são:

    Elementos mínimos:
    Denominação da espécie.
    As características internas principais (como a informação está disposta e como ela se comporta).
    As características externas principais, como, entre outras, forma, formato, dimensões, suporte, gênero e sinais de validação.
    O trâmite (quais as etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documento em pauta).

    Dessa maneira, percebemos que a maior característica desatacada no texto de Lopez em relação ao texto de Duranti é a iminência da análise do trâmite do documento. Entender as relações internas de produção do documento leva a um conhecimento mais exato sobre a sua função, uma vez que ao mudar a relação de produção e o trâmite pode ocasionar na alteração da função do documento, bem como uma ressignificação.

    ResponderExcluir
  5. Atividade 3: Comparação Duranti e Lopez

    No texto de Luciana Duranti “Diplomática: Novos usos para uma antiga Ciência”, a autora faz uma distinção entre os elementos a serem observados na análise da forma Documental, sendo eles classificados quanto a sua forma física (externos ou extrínsecos) e quanto a sua forma intelectual (internos ou intrínsecos).

    Na forma física, os elementos extrínsecos não carecem de uma leitura prévia dos documentos para serem identificados, pois são de certa forma tangíveis e visíveis integralmente no formato original do documento, a autora cita alguns exemplos desses elementos, são eles o suporte, o texto, a linguagem, os sinais especiais, os selos e as anotações.

    Os elementos intrínsecos são considerados o corpo de articulação intelectual dos documentos, e podem estabelecer uma relação de subordinação entre eles, dividindo os documentos em âmbito intrínsecos em duas estruturas, uma analítica ideal e outra típica óbvia. Os elementos a serem comtemplados em âmbito intrínseco são o protocolo (contexto administrativo), o texto (circunstâncias da ação) e o escatocolo (contexto documental), a titulação, o título, a data e invocação, sendo alguns deles exclusivos em determinado tipo de documento.

    A partir da evolução da crítica diplomática, podemos sintetizar outros elementos a serem analisados além dos já destacados acima, como:

    - Pessoas;
    - Qualificação da assinatura;
    - Nome da ação;
    - Relação entre documento e procedimento;
    - Tipo de documento;
    - Descrição diplomática; e
    - Comentários exclusivos.

    Na análise diplomática de Duranti, os elementos chave são os aspectos formais da ação e suas relações estabelecidas.

    Já no texto de André Lopez “Identificação de tipologias documentais em acervos dos trabalhadores” ele destaca os elementos mínimos a serem considerados na análise documental, são eles:

    - Denominação da espécie;
    - As características internas principais;
    - As características externas principais; e
    - O trâmite.

    Os quais resultam na identificação da denominação do documento, da forma, do formato e suas dimensões, do suporte, do gênero e da validação da assinatura, considerados pelo autor um exemplo de análise diplomática mínima. Lopez também faz uma distinção entre análise diplomática e análise tipológica, que é a compreensão e identificação dos significados e representações do documento dentro de um plano de classificação. O elemento chave dessa analise pode ser considerado o trâmite.

    As formas de se concretizar a análise documental tanto para Duranti, quanto para Lopez são de extrema relevância, mesmo que cada um tenha dando ênfase para algum aspecto peculiar, como o trâmite para Lopez e os aspectos formais da ação para Duranti. É de suma importância a análise dos documentos, pois observa o documento como único, e mesmo tendo itens incomuns de identificação na espécie dos documentos as duas formas de se realizar a análise diplomática atendem os objetivos da mesma, que consistem em comprovar a autenticidade e veracidade dos documentos.

    ResponderExcluir
  6. De acordo com Lopez, a análise diplomática é feita com um grau gradativo de ênfase dos aspectos formais para melhorar a identificação do significado de cada documento . E é necessário identificar o mínimo da informação documental:

    * Espécie, ofício, memorando, comunicado, carta, aviso e etc.;
    * Características internas principais, compreendido como a informação;
    * Características externas principais, compreendido como a forma, formato, dimensão, suporte (papel ou digital) e gênero documental;
    * Trâmite documental, etapa e documento que foram produzidos.

    O autor compreende que a análise diplomática, às vezes, pode ser um mero exercício de retórica. Lopez ainda fez junção de espécies e função do uso para o titular do arquivo e o tipo documental; a Tipologia é a parte de análise de permitir a compreensão do documento


    De acordo com Luciana Duranti, a análise diplomática é rígida com uma progressão sistemática (gradativamente do específico para o genético). Luciana Duranti ainda postula que a crítica diplomática é o estudo da forma do documento e tem por objeto compreender o contexto de trâmite de fases probatórias do documento, como por exemplo o contexto jurídico, administrativo e processual do documento. Para Luciana Duranti a crítica documental é:

    * Elementos extrínsecos: suporte, texto, linguagem, sinais;
    * Elementos intrínsecos: protocolo, texto, escatocolo, todos são subseções;
    * Pessoas: autor da ação, autor do documento e destinatário;
    * Qualificação da assinatura: pessoas envolvidas;
    * Tipo de ação: simples, contratual, coletiva, múltipla, contínua, complexa
    * Nome da ação: definido como a finalidade do documento;
    * Relação entre documento e procedimento: é a fase do procedimento em geral;
    * Tipo do documento: nome, natureza e status;
    * Descrição diplomática: contexto do documento (análise histórica);






    Bibliografia:

    LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores in: Antonio José Marques; Inez Terezinha Stampa. (Org). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional

    DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para uma antigua ciência

    ResponderExcluir
  7. Atividade 3- individual e obrigatória http://arquivoemfoco2018.blogspot.de/2018/03/atividade-3-para-aula-do-dia-0604.html?m=1

    ResponderExcluir
  8. Atividade 3-
    Luciana Duranti em seu texto, “Diplomática: novos usos para uma antiga ciência (Parte V) ”, define que deve se trabalhar com os elementos intrínsecos e extrínsecos dos documentos para identificar as relações com as ações e funções administrativas. A autora define os elementos intrínsecos como titulação, título, data, inovação, protocolo, texto e escatocolo, já os elementos extrínsecos como suporte, texto, linguagem, sinais especiais, selos e anotações.
    Difere em alguns aspectos do que o autor André Porto Ancona Lopez define como elementos mínimos para a análise diplomática principalmente por ser um modelo mais sistemático, este define no texto “Identificação de tipologias documentos em acervos dos trabalhadores” estes como sendo os requisitos: espécie, características internas principais, características externas fundamentais e trâmite, para a identificação e caracterização documental.
    Duranti por apresentar mais requisitos, aparentemente a autora detalha mais as informações que devem ser observadas nos documentos em análise, enquanto Lopez é mais genérico. Lopez relata o trâmite que Duranti não adiciona em suas falas.
    Ambos os modelos são importantes para o enriquecimento da área e gera uma maior flexibilidade para o arquivista que irá utilizar um desses métodos para serem usados de acordo com a instituição e o fundo que está sendo trabalhado. Além de melhor identificar o que cada documento representa para quem o gerou, dando compreensão dos processos e definindo procedimentos técnicos mais adequados, como os próprios autores definem em seus textos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Atividade 3 do dia 05/04
    No texto de Lopes, a análise documental deve ter no mínimo: a denominação da espécie, as características internas principais, as características externas principais, e o tramite. Já o texto de Duranti, mostra que a análise diplomática visa compreender o contexto dos documentos, e para isso ela parte de um exame preciso dos elementos extrínsecos e intrínsecos que os fazem perfeitos.





    Análise do Texto de Lopez
    Denominação do documento: memorando de apreensão
    Forma: original
    Formato e Dimensões: folha avulsa tamanho ofício
    Suporte: papel
    Gênero: textual
    Validação: assinatura, carimbo, papel timbre


    Análise do Texto de Duranti

    Protocolo: titulação, data cronológica, inscrição
    Texto: exposição, disposição, apreciação
    Escatocolo: apreciação, atestado, qualificação
    Pessoas: autor da ação, autor do documento: destinatário da ação, destinatário dos documentos, redator
    Qualificação da assinatura:
    Tipo da ação:
    Nome da ação:
    Relação entre o documento e procedimento:
    Tipo de Documento:
    Descrição Diplomática:
    Elementos Extrínsecos: suporte (material, formato, layout, paginação, formatação, tipo de texto); texto; linguagem; sinais especiais (sinais de chancelaria); selos; anotações

    Nos elementos extrínsecos e intrínsecos de Duranti e na análise diplomática mínima de Lopez temos os seguintes pontos em comum, primeiro, a descrição do suporte de Duranti, abrange os aspectos suporte e o gênero (fica implícito que o gênero é textual, pois se tem tipos de texto) no texto de Lopez. Segundo, a validação – Lopez – que engloba as assinaturas, tem função semelhante aos Sinais Especiais de Duranti, no caso os sinais de chancelarias. Por fim, o aspecto Denominação do documento, que seria o nome do documento, é semelhante ao Tipo de documento no texto de Duranti, que no exemplo é uma carta, e ainda na análise do Tipo de documento, de Duranti, se tem a Forma, no caso é uma cópia. O único que não tem um “aspecto” correspondente é o Formato.
    Enfim, a proposta de analise de Duranti aborda diversos aspectos, enquanto a analise mínima se limita a somente seis. O que causa essa diferença tão grande nas duas análises são as necessidades de criação de cada uma, o texto de Duranti informa que “o objetivo imediato de tal identificação era colocar em relação direta os componentes simples da forma documental com os componentes específicos da transação administrativa, e as várias combinações daqueles componentes com determinados tipos de transação”, assim necessitando de tantos pontos de análise. Já no texto de Lopez é levado em conta a ligação entre a tipologia, o documento diplomático e a função do titular arquivístico, onde um dos objetivos é o de “sistematizar um esquema hierárquico que consolide as informações relativas às ocorrências documentais daquele titular”, e para atender esses objetivos a análise mínima já basta. Logo, as duas propostas de análise têm sua importância já que atenderam as necessidades que haviam quando foram criadas.

    ResponderExcluir
  11. Atividade 3/ Individual

    A tipologia documental ela é inerente ao estudo analítico do documento, isso é comum aos dois autores em questão, tanto Duranti bem como Lopez. O objetivo dessa atividade está em analisar a importância desses estudos para a disciplina de diplomática e tipologia documental.

    Luciana Duranti, define em seu texto elementos intrínsecos e extrínseco em que são apontados aspectos relaciona dos com sua finalidade administrativa para se fazer uma análise total. A saber:

    1) Elementos Intrínsecos: protocolo, texto, escatocolo.
    2) Elementos Extrínsecos: suporte, texto, linguagem, sinais.

    Além disso, a autora justifica a importância de descrever o contexto do documento, com intuito de indicar seu contexto histórico, ou seja, o momento em que ele foi produzido, esse pensamento é importante para que o profissional atue de forma neutra/impessoal. Duranti utiliza de uma quantidade maior de requisitos para trabalhar.


    Lopez agrega elementos mínimos em seu trabalho, que são:

    *Denominação da espécie.
    *As características internas principais (como a informação está disposta e como ela se comporta).
    *As características externas principais, como, entre outras, forma, formato, dimensões, suporte, gênero e sinais de validação.
    *O trâmite (quais as etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documento em pauta).
    O modelo da análise diplomática proposta por Lopez é mais sintética, mas isso não quer dizer que ele seja inferior ou incompleto quando comparado ao modelo da Duranti, uma vez que ambos serviram de parâmetros de estudo em um dado momento.

    ResponderExcluir
  12. Atividade 3

    O modelo de análise diplomática de Duranti é baseado nas formas física e intelectual, cujos elementos devem ser examinados para que seja revelada a função administrativa manifestada por tais formas.
    A forma física refere-se aos aspectos externos do documento, enquanto a forma intelectual diz respeito à articulação interna do documento. Os elementos da forma física são: o suporte, o texto, a linguagem, os sinais especiais, os selos e as anotações. Os elementos da forma intelectual são: titulação, título, data, invocação, protocolo, texto e escatocolo. Do ponto de vista conceitual, para Duranti os elementos intrínsecos fazem o documento ser completo, enquanto que os elementos extrínsecos o tornam perfeito.
    A análise de Lopez mostra que o estudo das séries documentais pela Arquivologia e por outras disciplinas precisa da observação sobre a natureza dos documentos individualizados. Tal análise pode ser feita com maior ou menor ênfase para aspectos formais e trâmite, em que serão identificados, pelo menos: a denominação da espécie, características internas e externas principais, e o trâmite. Lopez explica, através do exemplo de um memorando de apreensão, que além da identificação e denominação do documento, é preciso entender a trama das relações decorrentes das funções desempenhadas pelo produtor.
    Portanto, nota-se que ambas as análises são muito próximas, pois exploram as formas documentais internas e externas que revelam relações entre funções do produtor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Atividade 3: comparação Duranti e Lopez

    O modelo de análise diplomática proposto por Luciana Duranti no texto “Diplomática: novos usos para uma antiga ciência (parte V)” prevê que a análise diplomática seja definida pela decomposição da forma documental em elementos extrínsecos, que constituem o aspecto do documento e sua aparência externa , e intrínsecos, que constituem os componentes integrais da articulação intelectual. Segundo a autora, os elementos extrínsecos do documento podem ser o suporte, o texto, a linguagem, os sinais especiais, os selos e as anotações. Os elementos intrínsecos são definidos pelos elementos titulação, título, data, invocação, protocolo, texto e escatocolo.

    No modelo de análise diplomática proposto por André Porto Ancona Lopez no texto “Identificação de Tipologias Documentais em Acervos dos Trabalhadores” fica estabelecido como elementos mínimos para a análise diplomática a denominação do documento, as características externas e internas principais e o trâmite, que compreende as etapas e documentos produzidos até se chegar ao documento em pauta.

    Apesar do modelo proposto por Duranti descrever os elementos da forma documental com maior nível de detalhamento, o modelo proposto por Lopez expõe a configuração mínima dos elementos documentais para que a análise diplomática seja possível. A observação indissociável desses elementos é o ponto de partida para que se consiga identificar e caracterizar o documento. Partindo do modelo proposto por Lopez para uma análise mais profunda, chegamos ao modelo proposto por Duranti, que demonstra um maior nível de detalhamento das unidades da forma documental.

    Apesar das peculiaridades na abordagem de cada autor, a essência de cada estudo leva ao mesmo objetivo: analisar os elementos de um documento e identificar a contextualização tipológica. Lopez, em seu texto, define que “a tipologia documental é responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática (espécie) dentro da organicidade do arquivo. A junção da espécie com a função de uso para o titular do arquivo é responsável por definir o tipo documental”. Para Duranti, o exercício da diplomática “parte da forma do documento em direção à ação iniciada ou à qual o documento se refere. Esta análise visa compreender o contexto jurídico, administrativo e processual em que os documentos sob análise foram criados”. Sendo assim, a observação do documento permite juntar elementos da análise diplomática com a função deste para o titular que o detêm.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Atividade 3

    O modelo de análise proposto por Duranti, em “Diplomática: novos usos para uma antiga ciência (parte v)”, é composto por muitos elementos a serem analisados na análise diplomática dos documentos. Sendo estes elementos referentes à forma documental, podendo ser divididos entre forma física e forma intelectual, entendidas também por elementos extrínsecos e intrínsecos respectivamente.

    Já o modelo proposto por Lopez, em “Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores”, é, como o próprio autor cita, uma análise mínima em relação às características buscadas para se fazer a identificação e caracterização documental. Porém, o fato de ser mínima não imputa incompletude na análise, pelo contrário, vai além quando propõe a análise do trâmite documental.

    Entendo que a crítica diplomática, proposta por Duranti, deva ser aplicada quando não se tem o conhecimento do contexto do documento em questão. Já a proposta explicitada por Lopez é capaz de ser mínima e mesmo assim eficaz, pois traz como elemento o conhecimento do trâmite, contexto, em que o documento analisado está inserido.

    ResponderExcluir
  17. Atividade 3 -

    Lopez, em seu texto, “Identificação de tipologias documentais em acervos dos trabalhadores” aborda que deve-se atentar não só para a particularidade das entidades geradoras de arquivo, mas também para as especifidades do documento. O autor, aborda no texto a diferença da Analise diplomática (analise exaustiva das características externas do documento) e tipológica (compreensão do documento e sua especie dentro da organicidade do arquivo). A partir disto, ele nos leva a Analise diplomática :

    ---> Elementos mínimos:
    - Denominação da especie (nome)
    - Características internas (como a informação esta disposta e como se comporta)
    - Caracteristicas externas (forma, formato, dimensoes, suporte, genero e sinais de validacao)
    - Tramite (relação com outros documentos do tramite)


    Duranti, em sua obra, “Diplomática: novos usos para uma antiga ciência”, apresenta o conceito de forma - características de um documento que podem ser separadas da determinação dos assuntos, pessoas ou lugares aos quais se referem. A autora divide a FORMA como física e intelectual e caracteriza os elementos dela:

    ---> Forma Física: elementos externos ou extrínsecos:
    * constituem o aspecto do documento e sua aparência externa
    São os elementos:
    - Suporte (material, formato, layout, paginação ...)
    - texto
    - linguagem
    - sinais especiais
    - selos
    - anotações

    ---> Forma intelectual : elementos intrinsecos ou internos:
    * modo de apresentacao do conteudo ou as partes.
    - titulacao
    - titulo
    - data
    - invocacao
    - protocolo
    - texto
    - escatocolo

    Desse modo, pode-se observar que as análises dos dois autores, exploram não características isoladas, mas características que abrangem o contexto interno e externo do documento. A fim de que nenhuma informação fique perdida ou confusa para a compreensão daquele documento.

    ResponderExcluir
  18. Atividade 3 : postada também no blog - https://patriarqui.blogspot.com.br/2018/04/analise-diplomatica-duranti-e-lopez.html

    Luciana Duranti em seu artigo “Diplomática: novos usos para uma antiga ciência” apresenta a temática da análise diplomática baseada na detecção de elementos intrínsecos (“modo de apresentação do conteúdo do documento ou partes que determinam o teor do todo) (Duranti, p. 203) e extrínsecos (suporte, texto, linguagem, sinais especiais selos e anotações), quanto a forma do documento.

    Lopez em seu texto “Identificação de tipologias documentais em acervos dos trabalhadores” vai um pouco mais além, ele expõe características mínimas a serem identificadas numa análise diplomática: “ Denominação da espécie(o “nome” daquele documento). As características internas principais (como a informação está disposta e como ela se comporta). As características externas principais, como, entre outras, forma, formato, dimensões, suporte gênero e sinais de validação. O trâmite (quais as etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documento em pauta).” (Lopez, p. 23). Ele ainda elenca outro elemento importante para a análise de um documento, que é “ [...]entender a trama de relações internas decorrentes das funções desempenhadas pelo produtor[...]”(Lopez, p. 25).

    Ambos autores abordam elementos fundamentais para se ter uma concreta e eficaz análise tipológica do documento. Lopez traz mais elementos do que Duranti, o que exige uma análise mais profunda do documento, Duranti trata de dois elementos(intrínsecos e extrínsecos) , mas não menos importantes. O conhecimento desses elementos apresentados pelos dois autores, assim como a análise diplomática em si, além de contribuírem para a análise tipológica, são de suma importância para a melhor compreensão do documento, desde seu produtor até o fundo arquivístico que ele irá compor.

    ResponderExcluir
  19. Atividade 3
    Segundo Lopes, a análise de documentos deve ser seguida de alguns requisitos básicos, que são eles: características externas ao documento, características internas, a espécie documental e o trâmite dos documentos (quais etapas e documentos foram construídos para que se chegue ao documento a ser analisado).
    Já o modelo proposto por Duranti, apresenta diversos requisitos para a análise diplomática, que são eles:
    1)Elementos extrínsecos (suporte, texto, linguagem, selos)
    2) Elementos intrínsecos (protocolo, texto, escatolo)
    3)Pessoas (autor e destinatário)
    4) Qualificação da assinatura (títulos e créditos das pessoas)
    5) Tipo de ação (simples, contratual, coletiva, múltipla, contínua, complexa, procedimento)
    6) Nome da ação
    7) Relação entre documento e procedimento
    8) Tipo de documento (nome, natureza, função e status)
    9) Descrição diplomática (contexto, ação e documento)
    10) Comentários conclusivos (documento como um todo)
    E essas caracteristicas podem ser divididas em forma física ou forma intelectual ( compreendidas também como elementos extrínsecos e intrínsecos, respequitivamente).
    Com isso, podemos notar que o modelo de Lopes é de certa forma mais breve, mas isso não o torna necessariamente menos eficaz, outro ponto importante na análise de Lopes, é o mesmo aponta como fundamental a análise do trâmite documental, algo que não é apontando por Duranti.

    ResponderExcluir
  20. Atividade 1: https://patriarqui.blogspot.com.br/2018/04/tabelas-de-analise-tipologica.html

    Atividade 2: https://patriarqui.blogspot.com.br/2018/04/ola-pessoal-sera-realizada-uma.html

    ResponderExcluir
  21. Grupo Aliança Diplomática - Atividades para a aula do dia 06/04

    Atividade 1: https://aliancadiplomatica.blogspot.com.br/2018/04/tabelas-baseadas-em-lopez-cut.html

    Retificação da atividade realizada em sala no dia 23/03: https://aliancadiplomatica.blogspot.com.br/2018/04/retificacao-da-ata-n-022018.html

    ResponderExcluir
  22. Atividade Nº 03 – individual e obrigatória:
    Luciana Duranti em seu texto Diplomática: Novos usos para uma antiga ciência, nos traz um modelo de análise tipológica para documentos, onde ela estabelece relações entre elementos extrínsecos e intrínsecos, são eles: Extrínsecos, que se referem aos aspectos dos documentos e sua aparência externa, como: suporte; texto; linguagem; sinais especiais; selos e as anotações e os Elementos Intrínsecos: titulação; título; data e invocação; protocolo; texto e estacolo.
    Para André Porto Ancona Lopez, em: Identificação de tipologias documentais em acervos dos trabalhos, determina que para realizar uma análise diplomática é necessário identificar no mínimo as seguintes informações de um documento: denominação da espécie; as características internas principais (como a informação está disposta e como ela se comporta); as características externas principais (como, entre outras, forma, formato, dimensões, suporte, gênero e sinais de validação); o trâmite (quais etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documentos em pauta). Lopez, ainda em seu texto indica uma possibilidade de análise diplomática documental mínima, como identificar à sua denominação do documento; forma; formato e dimensões; suporte; gênero e validação.
    Por conseguinte, os dois modelos estabelecem estruturas distintas, mas são fundamentais durante a análise tipológica documental, Duranti destaca o elemento extrínseco anotações que mais revela o processo de formação de um documento, a maneira como participa de uma transação ou procedimento, e sua história custodial. Em Lopez, o elemento fundamental de identificação de um documento é o seu trâmite, não defendido por Duranti, que é responsável por acompanhar todas as etapas de sua produção até chegar ao documento em pauta. Os dois autores apresentam modelos essenciais para uma análise tipológica, responsáveis por definir “o que cada documento é”, segundo Lopez.

    ResponderExcluir
  23. A análise diplomática segundo Lopez é um pouco mais sucinta, como ele mesmo menciona é o mínimo a ser identificado. Já Duranti utiliza uma análise mais rígida. Isso é levando em conta o que os autores dizem, no entanto, a análise deles são bem parecidas.
    Ambos os autores enfatizam a necessidade de conhecer e entender o documento que será analisado, e para isso é necessário identificar, segundo Lopes: a) espécie; b) características internas principais; c) características externas principais e d) trâmite. Enquanto Duranti traz como “única direção que pode ser tomada” quando não se conhece o contexto do documento: a) elementos extrínsecos; b) elementos intrínsecos c) pessoas; d) qualificação da assinatura; e) tipo de ação; f) nome da ação; g) relação entre documento e procedimento; h) tipo de documento; i) descrição diplomática e j) comentários conclusivos.
    Talvez o que os modelos tenham que os diferenciem são basicamente a nomenclatura utilizada. Mas que em suma, utilizando uma espécie de “decomposição”, ambos cumpririam a proposta de entender e contextualizar o documento perfeitamente.
    Essa contextualização serve não apenas para a análise diplomática, isto é, entender as funções internas dos documentos, mas também para a análise tipológica, de forma a possibilitar o entendimento da série documental, da “lógica orgânica dos conjuntos”.

    -DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996. (Biblioteca Archivística, 5).
    -LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Tereznha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.
    -BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002. 120 p. (Projeto como fazer, 8).

    ResponderExcluir
  24. Atividade 3: Após a leitura dos textos indicados, foi percebido uma diferença quanto a análise diplomática dos documentos. LOPEZ tratou do assunto de forma mais geral e um pouco mais simples, a partir de um exemplo de elementos mínimos necessários para esta análise, e explicou que esta demonstração era mais sistemática, pois é possível que ela seja diferente da apresentada de acordo com uma “...maior ou menor ênfase para os aspectos formais e o trâmite”. Já DURANTI explicou de forma mais detalhada a análise, separando e explicando os aspectos dos elementos extrínsecos e elementos intrínsecos dos documentos, uma forma que pode exemplificar o que LOPEZ falou sobre outras análises diferentes da que ele apresentou em seu texto. A autora avaliou, também, os aspectos possíveis de se examinarem em diferentes documentos de diferentes épocas (Medieval, Moderna e Contemporânea).
    Apesar de possuírem algumas diferenças em suas publicações sobre a análise diplomática dos documentos, ambas são importantes para a contribuição da análise tipológica, pois, como consequência da primeira análise, a segunda torna possível a “ligação do documento diplomático com a função do titular arquivístico”, ou seja, essa ligação é capaz de relacionar um documento com a pessoa/ instituição que o possui guardado consigo. Pode ser um mesmo documento, mas que tem um significado/ função arquivística diferente para diferentes pessoas, como foi ilustrado no Quadro 2 do texto de LOPEZ.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Atividade Individual 3

    Comparação o modelo de análise diplomática proposto por DURANTI X LOPES destacando a importância de ambos modelos para a análise tipológica:

    LOPEZ, CULT:

    - Denominação da espécie (nome do documento);
    - Principais características internas principais;
    - Principais características externas principais (forma, formato, dimensões, suporte, gênero e sinais de validação);
    - Trâmite.

    O modelo de análise proposto por LOPEZ, em “Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores”, é uma análise mínima em relação às características buscadas para se fazer a identificação e caracterização documental. Mas mesmo sendo uma análise mínima não compromete a incompletude na análise, mas abre um leque maior na análise do trâmite documental.

    DURANTI:

    - Elementos extrínsecos (suporte, texto, linguagem, selos);
    - Elementos intrínsecos (protocolo, texto, escatolo);
    - Pessoas (autor e destinatário);
    - Qualificação da assinatura (títulos e créditos das pessoas);
    - Tipo de ação (simples, contratual, coletiva, múltipla, contínua, complexa, procedimento);
    - Nome da ação;
    - Relação entre documento e procedimento;
    - Tipo de documento (nome, natureza, função e status);
    - Descrição diplomática (contexto, ação e documento);
    - Comentários conclusivos (documento como um todo).

    O modelo de análise proposto por DURANTI, em “Diplomática: novos usos para uma antiga ciência (parte v)”, possui mais tópicos para serem observados na análise diplomática dos documentos. Estes elementos podem ser divididos entre duas formas, a forma física e a forma intelectual, sendo nomeadas pela autora como elementos extrínsecos e intrínsecos .

    Com isso, fazendo uma análise geral da comparação, as duas metodologias de análise diplomática de documentos são eficazes, porém cada uma tem um enfoque maior em uma área, mas não deixando de cumprirem seu propósito e proporcionando resultados satisfatórios, mesmo que fazendo uma análise mínima de alguns fatores importantes que devem ser observados na hora da comprovação de veracidade de elementos presentes em um documento.

    ResponderExcluir
  27. Atividade 1: https://lacasadel-archivo.blogspot.com.br/2018/04/analise-tipologica-sobre-documentos.html

    Atividade 2: https://lacasadel-archivo.blogspot.com.br/2018/04/certificado-enganei-daniela.html

    Atividade do dia 23/03: https://lacasadel-archivo.blogspot.com.br/2018/03/lista-de-chamada-do-grupo-la-casa-del.html

    ResponderExcluir
  28. O texto do professor Lopez “Identificação de tipologias documentais em acervos dos trabalhadores”, parte do princípio fundamental inicial que é se atentar tanto para as particularidades da organização quanto para as particularidades dos documentos em si.

    Ele parte da definição que análise diplomática seria um estudo minucioso das características externas dos documentos, e segundo ele, haveria elementos mínimos que devem ser analisados em todos os tipos de documentos, que são:
    -Denominação da espécie documental;
    - Características internas (Como a informação está organizada)
    - Características externas (Forma, formato, dimensões, suporte, gênero e sinais de validação)
    - Trâmite (relação deste documentos com os outros, dentro de uma visão de fluxo dentro da organização)

    Já o texto de Duranti, “Diplomática: Novos Usos para uma Antiga Ciência.” parte primeiro da definição de forma como sendo “caracteristicas de um documento que podem ser separadas da determinação dos assuntos, pessoas ou lugares aos quais eles se referem, ou seja, seriam os metadados inerentes ou essenciais do documento.

    Haveria a forma física e a forma intelectual. A física se referem aos aspectos externos do documento (Suporte, texto, linguagem, sinais especiais, selos, anotações) e a forma intelectual seria o modo de apresentação da informação (titulação, título, data,invocação, protocolo, texto, escatocolo).

    Comparando os textos, vemos que ambos partem da premissa que não se podem analisar características isoladas dos documentos, mas o conjunto harmônico ou não de informação. A análise diplomática de Lopex é mínima, sendo a de Duranti mais completa, as características internas de Lopex se relacionariam com a forma física de Duranti e as características externas com a forma intelectual, sendo que Lopez ainda se preocupa com o trâmite do documento, tendo ali uma preocupação com a visão de fluxo da informação dentro da organização.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Atividade 1 - http://anatomiadocumental.blogspot.com.br/2018/04/tabela-tipologia.html

    Atividade 2 -http://anatomiadocumental.blogspot.com.br/2018/04/certificado.html

    Atividade 3 - O modelo de análise proposto por Lopez, em “Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores” algumas diferenças em relação ao modelo proposto por Duranti, em “Diplomática: novos usos para uma antiga ciência (parte v) ”. Lopez cita como o mínimo necessário para definir o que é o documento, informações como a denominação da espécie; características internas; características externas e o tramite do documento. E Duranti, em seu texto, define os elementos referentes a forma documental como elementos extrínsecos (suporte; texto; linguagem; sinais especiais; selos; anotações) e elementos intrínsecos (protocolo; texto; escatocolo).
    É importante ressaltar que, apesar das diferenças ambos os autores levantam questões importantes para a análise tipológica dos documentos. Duranti traz uma abordagem mais “técnica” com maior nível de detalhes quando cita, além dos elementos extrínsecos e intrínsecos, questões como: pessoas (autor, destinatário, etc); qualificação da assinatura; tipo de ação; nome da ação; relação entre documento e procedimento; tipo de documento; descrição diplomática e Comentários conclusivos. Enquanto Lopez define seus elementos como “requisitos mínimos” necessários para a sua análise diplomática, porém com um foco maior no tramite (que são as etapas e documentos produzidos até se chegar ao documento em pauta) e no contexto em que o documento está inserido.


    ResponderExcluir
  32. Atividade em Grupo 1: https://arqmidiadtd.blogspot.com.br/2018/04/tabela-de-analise-tipologica.html

    Atividade em grupo 2: https://arqmidiadtd.blogspot.com.br/2018/04/certificado-enganei-daniela.html


    Atividade Individual 3

    No texto de Lopez “Identificação de tipologias documentais em acervos dos trabalhadores”, ele passa as informações mínimas necessárias para uma análise diplomática, capaz identificar o que é cada documento. Duranti, no texto “Diplomática: novos usos para uma antiga ciência (parte V)”, visa compreender o contexto do documento, analisando características e elementos importantes detalhadamente. Vejamos a seguir os tipos de análise de Lopez e Duranti:
    Análise proposta por Lopez:
    - Denominação da espécie (o “nome” daquele documento).
    - As características internas principais (como a informação está disposta e como ela se comporta).
    - As características externas principais, como, entre outras, forma, formato, dimensões, suporte, gênero e sinais de validação.
    - O trâmite (quais as etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documento em pauta).

    Análise proposta por Duranti:
    Elementos extrínsecos: suporte; texto; linguagem; sinais especiais; selos; anotações
    Elementos intrínsecos: protocolo; texto; escatocolo. Pessoas: autor da ação; autor do documento; destinatário da ação; destinatário do documento; redator; contra-assinatura (s); testemunha(s)
    Qualificação da assinatura:
    Tipo de ação:
    Nome da ação:
    Relação entre documento e procedimento:
    Tipo de documento: nome; natureza; função.
    Descrição diplomática.
    Lopez propõe uma analise mais curta, mas com os requisitos mínimos e principais para fazer uma análise diplomática a fim de identificar o documento, Lopez da bastante ênfase em individualizar cada documento, examinando a fundo toda a natureza do documento de uma forma mais sucinta, em sua análise ele aponta as características internas e externas a serem analisadas, a denominação da espécie e o trâmite, que é um ponto muito importante, onde são analisadas as etapas e os documentos produzidos para chegar ao documento em pauta.
    Duranti propõe uma análise mais detalhada e mais completa, porém não quer dizer que seja melhor ou mais importante que a análise de Lopez, ela destaca no texto os elementos intrínsecos da forma documental, que são considerados como componentes integrais de sua articulação intelectual e os elementos extrínsecos da forma documental, que são os que constituem o aspecto do documento e sua aparência externa, da mesma forma proposta por Lopez.
    Apesar das propostas de análise dos autores não serem da mesma forma, a essência permanece igual nas duas, tendo em vista analisar a fundo de forma que seja identificada a tipologia documental.

    ResponderExcluir
  33. Atividade 2: http://aliancadiplomatica.blogspot.com.br/2018/04/certificado-de-conquista-o.html

    ResponderExcluir
  34. Atividade 01) https://patriarqui.blogspot.com.br/2018/04/tabelas-de-analise-tipologica.html

    Atividade 02) https://patriarqui.blogspot.com.br/2018/04/ola-pessoal-sera-realizada-uma.html

    Atividade 03) Comparação entre o modelo de análise diplomática proposto por Duranti com o proposto por Lopez:

    Duranti (1996) cita que ao identificar elementos intrínsecos ou extrínsecos de um documento, mais as suas funções específicas e possíveis variações na forma documental, possibilitará a revelação da função administrativa manifestada naquele documento.

    A autora proõe que a análise diplomática deve se basear na detecção de elementos intrínsecos, como por exemplo: conteúdo do documento ou partes que formalizam e enriquecem o teor das informações; e extrínsecos, como por exemplo: suporte, linguagem e demais sinais especiais (selos e anotações). Dessa maneira, a autora afirma que “os elementos intrínsecos são os que fazem um documento ser completo, e os elementos extrínsecos são os que o fazem perfeito, isto é, capazes de atingir seu objetivo” (pág. 197).

    Dentro do ponto de vista de Duranti, a análise diplomática pressupõe uma análise da forma do documento relacionada a ação ao qual o documento se refere. A autora completa: “esta análise visa compreender o contexto jurídico, administrativo e processual em que os documentos foram criados” (pág. 209). Os aspectos definidos para estruturar uma análise diplomática, segundo a autora, são rígidos e podem refletir uma progressão sistemática de objetos específicos (visão micro) em direção ao geral (visão macro). Com isso, a crítica diplomática evolui da análise de elementos extrínsecos para os intrínsecos.

    Em relação ao texto de Lopez (2012), os aspectos relacionados a análise diplomática acrescentam outras características. Essa abordagem possui características mínimas a serem identificadas numa análise diplomática, como: identificação da espécie, a maneira como a informação está disposta e como ela se comporta; essas são exemplos das denominadas características internas do documento. As principais características externas são: forma, formato, dimensões, suporte gênero e sinais de validação.

    O autor também foca a respeito do trâmite do documento, ou seja, “quais as etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documento em pauta” (pág. 23). Ele também destaca a importância do profissional compreender “a trama de relações internas decorrentes das funções desempenhadas pelo produtor” (pág. 25).

    Portanto, as abordagens defendidas pelos dois autores propõem elementos mínimos ou básicos para uma análise tipológica eficaz do documento. Lopez propõe mais elementos do que Duranti, então essa abordagem exige uma análise mais profunda do documento. Enquanto Duranti trata de dois temas elementares para a análise, estes não devem ser considerados incompletos perante a análise proposta por Lopez. As abordagens dos dois autores se complementam e com isso, na prática, funciona para melhor compreensão das estruturas envolvidas na produção documental do acervo arquivístico analisado.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
    DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996.
    LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Tereznha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.

    ResponderExcluir
  35. Atividade 3 - Comparação de elementos para análise diplomática, propostas de LOPEZ e DURANTI

    Enquanto o modelo de análise diplomática apresentado por LOPEZ traz quatro pontos mínimos a serem considerados (espécie, características internas, características externas e o trâmite), o modelo de crítica diplomática proposto por DURANTI estabelece duas categorias mais extensas (os elementos intrínsecos e extrínsecos ao documento) de características a serem identificadas.
    Modelo LOPEZ:
    • Denominação da espécie.
    • As características internas principais (como a informação está disposta e como ela se comporta).
    • As características externas principais, como, entre outras, forma, formato, dimensões, suporte, gênero e sinais de validação.
    • O trâmite (quais as etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documento em pauta).
    Modelo DURANTI:
    Elementos Extrínsecos
    • Suporte: material formato preparo para receber a mensagem layout, paginação, formatação tipos de texto diferentes tipos de caligrafias, datilografias ou tintas parágrafos
    • Texto: pontuação abreviaturas e iniciais emendas e correções software de computador fórmulas
    • Linguagem: vocabulário dissertação estilo
    • Sinais especiais: sinais dos escritores e subscritores sinais de chancelarias forma e tamanho
    • Selos: tipologia legenda ou inscrição método de afixação
    • Anotações incluídas na fase de execução: autenticação registro sinais ao lado do texto ações anteriores ou futuras datas de depoimentos ou leituras incluídas na fase de manuseio: notas de transmissão destinação assunto “urgente” “chamar a atenção” número de registro número de classificação incluídas na fase administrativa: referências cruzadas data e setor de recebimento identificadores arquivísticos.

    Elementos intrínsecos:
    • Titulação
    • Título
    • Data
    • Invocação
    • Protocolo: subscrição; inscrição; saudação; assunto; fórmula de perpetuidade; apreciação
    • Texto: preâmbulo; notificação; exposição; disposição; cláusulas finais
    • Escatocolo: corroboração; [data]; [apreciação]; [saudação]; cláusula cortês; atestação; qualificação da assinatura; notas

    Enquanto DURANTI aborda a crítica diplomática majoritariamente de forma pontual e singular ao documento, LOPEZ apresenta uma análise mais próxima do contexto arquivístico, considerando o trâmite e o conjunto documental da organização.
    O estabelecimento dos dois métodos pluraliza as formas de análise, permitindo que os produtores categorizem diplomaticamente os documentos da forma que identificarem mais cabível a seus processos de trabalho.

    ResponderExcluir
  36. Atividade 3

    De acordo com o texto “Identificação de Tipologias Documentais em Acervos dos Trabalhadores” Lopez afirma que para “melhor identificar o que o documento é” e identificar suas características básicas dando uma definição mais precisa sobre o documento deve ser feito por meio da análise diplomática. Entretanto, de acordo com o texto existem diferentes modelos e propostas de como realizar uma análise diplomática dando maior ou menor importância para os aspectos formais e o trâmite do documento. Desse modo, o autor elenca como características a serem identificadas numa análise diplomática a denominação da espécie (nome do documento), as principais características internas e externas e o trâmite (quais as etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documento em pauta). Ademais, o autor aborda sobre uma análise diplomática mínima a ser feita nos documentos para serem identificados: a denominação do documento, forma, formato e dimensões, suporte, gênero e validação. Sendo assim, além da identificação e da denominação feita através da análise diplomática deve-se dar ênfase para o entendimento sobre a “trama de relações internas decorrentes das funções desempenharas pelo produtor”.

    Com relação ao texto “Diplomática: novos usos para uma antiga ciência” Duranti afirma que “a forma de um documento revela e perpetua a função a que serve”, nesse sentido, é necessário analisar as formas documentais para compreender melhor as ações e funções administrativas que as geraram. Assim, a autora divide a forma documental em forma física e forma intelectual A forma física refere-se aos elementos extrínsecos que constituem o aspecto físico do documento e seu layout externo. Os elementos extrínsecos elencados pela autora são: o suporte, o texto, a linguagem, os sinais especiais e as anotações que analisados um a um possibilitam a compreensão das atividades e dos processos administrativos do documento. Já com relação a forma intelectual faz referência aos elementos intrínsecos, que trata sobre a articulação interna do documento , ou seja, como o conteúdo do documento é apresentado.

    Logo, apesar das propostas de análise diplomática de Lopez e Duranti possuírem algumas diferenças específicas, as duas são importantes e essenciais para a análise tipológica para “permitir a compreensão do documento identificado pela diplomática (espécie) dentro da organicidade do arquivo”. Assim, a junção tanto da espécie quanto da função de uso ira definir o tipo documental.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Atividade 3

    Luciana Duranti apresenta a divisão dos aspectos do documento em elementos extrínsecos (que se referem aos aspectos da forma e aparência externa dos documentos: suporte, texto, linguagem, selos) e elementos intrínsecos (componentes da forma intelectual do documento protocolo, texto,) para fins de proceder a uma análise diplomática completa do documento analisado.

    O modelo proposto por Lopez parte de uma análise mínima e individualizada em relação às características necessárias para que ocorra uma identificação e caracterização documental, mas mesmo partindo de uma análise menor ela não corresponde a algo incompleto, pelo contrário, vai além, pois propõe um olhar especial sobre o trâmite documental.

    É possível concluir que ambos os modelos são importantes para análise tipológica, os autores abordam elementos fundamentais (intrínsecos, extrínsecos, individuais e o trâmite) possibilitando um mecanismo eficaz de abordagem e análise tipológica do documento.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Atividade 3:
    De acordo com o Lopez, precisa-se de condições fundamentais para a análise dos documentos, como a espécie documental (o nome do dcumento), as características internas (a disposição da informação), as características externas principais (forma, formato, dimensões...) e o trâmite, que mostra as etapas de produção do documento.

    Já o Duranti mostra que é necessário outro tipo de análise, que envolve mais premissas, como os elementos extrínsecos, intrínsecos, a própria descrição diplomática, assinaturas, pessoas... podendo se separar/dividir em forma física e intelectual.

    No geral, a forma como Lopez trata essa análise é mais leve para a identificação dos documentos, enquanto para Duranti há toda uma busca minunciosa para a caracterização e o entendimento mais amplo do documento, o que acredito gerar mais conhecimento. As duas formas de análise documental são interessantes, mas a forma como Lopez apresenta é um pouco mais prática, sem comprometer a avaliação e entendimento dos documentos.

    ResponderExcluir
  42. Atividade 3:
    Lopez baseia sua metodologia de análise tipológica documental em escalas mais básicas e mais sucintas. Isso ocorre devido à semelhança entre as espécies documentais às quais estão baseadas suas fontes (fundos documentais de Movimentos Sociais).
    Portanto, sua análise demanda os aspectos principais como por exemplo: "denominação das espécies (nome do documento)", "principais características internas (informações continas nos documentos) e externas (forma, formato, suporte, gênero, etc.)", e "trâmite".

    Enquanto Duranti desenvolve sua metodologia de análise em maneira mais completa e aprofundada. Por exemplo, Duranti propõe que a análise documental "evolua" da "forma física" (ou "elementos extrínsecos": suporte, gênero, linguagem, etc) do documento, relacionando-o com à "ação" referiada a este. Essa ação pode ter caráter jurídico, processual, ou administrativo.


    Logo ambas são análises de certa maneira antagônicas e complementares, pois partem de pontos de vista e demandas diferentes, com o propósito igual de ter no fim, uma análise tipológica satisfatória.

    ResponderExcluir
  43. Retificação da atividade feita dia 23/03 (última aula):
    https://metamorfosedocumental.blogspot.com.br/2018/04/atividade-em-grupo-documentos-autentico.html

    Atividade 1:

    Atividade 2: Certificado “Enganei a Daniela”
    https://metamorfosedocumental.blogspot.com.br/2018/04/atividade-optativa-em-grupo-2.html

    ResponderExcluir
  44. Atividade 1: Quadro

    https://metamorfosedocumental.blogspot.com.br/2018/04/atividade-em-grupo.html

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

clique para comentar