Blogs discentes

Somente até 2017-1, para o grupos mais recentes
aceda ao blog DTD Virtual aqui, e role a tela até o final


TURMA 1/2017:
  1. De Volta para o Passado - Análise arquivística do contrato de locação de imóveis funcionais da UNB.
  2. Grupo Alpha - Estudo sobre os diversos documentos e tipos documentais referentes a realização de projetos de iniciação científica na UnB.
  3. Diplogia - Análise de documentos sobre a execução das compras de material permanente na UnB por meio de dispensa de licitação, discutindo as possibilidades de ocorrência de fraudes e a importância da diplomática e da arquivologia para evitá-las.
  4. Quarteto Diplomático - Estudo diplomático de documentos relativos à  transferência interna de cursos na UnB.
  5. Desarquivando - Documentos referentes a convênios da UnB com universidades estrangeiras.
  6. Novos Amigos -  Documentos e trâmite para requerer diploma de graduação na UnB.
  7. Comitê Estudantil de Arquivologia - Estudo diplomático de processos de reenquadramento funcional na UnB.
  8. Arquivo X -  Análise do trâmite do Termo de Compromisso de Estágio usando o CIEE como exemplo, aplicando conceito diplomático da autenticidade.
  9. Arquivo Anônimo - Análise de documentos integrantes do processo de |reintegração de aluno regular na UnB.
  10. Os Bárbaros -  Documentos do Projeto Memória do Movimento Estudantil (Promemeu/UnB).
  11. Os Forasteiros - Estudo diplomático do processo de transferência obrigatória.
  12. Arquivaldo -  Grupo incorporado ao "Desarquivando" no início do curso, antes de estabelecer foco de estudo.

TURMA 1/2016:
  1. Salus: arquivo, saúde e fraude - Análise de documentos relacionados à área da saúde, examinando-os por meio da diplomática e da tipologia documental
  2. Ciência hemérica - fraudes em cartões de transporte público
  3. O tabularium - revistas que não possuem licença para serem comercializados, tendo esses produtos como prova no fundo arquivístico do Departamento de apreensões da Polícia Federal.
  4. Queima de arquivo - objetiva mostrar casos onde houve, de forma intencional ou não, eliminação indevida de documentos, casos históricos ou do próprio cotidiano, trabalhando calcado na diplomática e tipologia documental.
  5. Diplomática sonora - registro de músicas e análise diplomática dos documentos gerados.
  6. Titias da DTD - tramitação dos documentos para se fazer intercâmbio durante a graduação aliados aos princípios arquivísticos e diplomáticos.
  7. Pego no ato - falsificação e fraude de documentos oficiais.
  8. A era medieval autenticada
  9. Placas - blog extinto com a incorporação das integrantes à grupo Titias da DTD.
  10. Paideia diplomática - Blog fechado após o término da disciplina .

TURMA 2/2015:
  1. Dançarq - interrelações entre diplomática e música por meio de uma milonga virtual - Prêmio "Melhor grupo DTD, até o momento"
  2. Senhores do Arquivo - estudo dos Google Doodles como documento de arquivo discutindo elementos diplomáticos de sua conformação e tipológicos de sua configuração como série documental digital.
  3. Mil Grau - análise diplomática e tipológica do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  4. Sua digital te identifica? - estudo arquivístico das digitais como fontes de informação.
  5. Arquivital - análise diplomática e arquivística de documentos pessoais considerando as características definidoras, forma de acesso, prazo de guarda, além dos itens que atestam sua autenticidade.
  6. CulturArq - análise de documentos da censura na época do regime militar com intuito de discutir a importância da cultura para a construção social.
  7. Prevenidos da Diplomática - análise diplomática e tipológica de preservativos, explorando os diversos assuntos e documentos a eles relacionados durante sua história, criação, elaboração e comercialização.
  8. Diplomática Olímpica - blog destinado a relacionar os conceitos acadêmicos da disciplina com os Jogos Olímpicos Rio/2016.
  9. Blitz na Diplomatica - análise diplomática da Carteira Nacional de Habilitação.
  10. Documentação Histórica Feminista - busca discutir elementos da diplomática e tipologia documental sob a ótica dos movimentos feministas e das questões de gênero.
  11. Moedas Real - proposta de desenvolver análise diplomática para verificar a questão da veracidade do dinheiro em suporte metálico/moedas.
  12. Arquivomaps - estudo dos mapas como espécie documental.

TURMA 1/2015:
  1. Click: fotografia, diplomática e tipologia documental - propõe trazer informações relevantes e curiosidades sobre o foco, juntamente com os princípios arquivísticos, utilizando um recorte temático de situações de guerra. 
  2. Traço Atemporal - uma visão arquivística e diferenciada da Capital Candanga, através de documentos permanentes que refletem o trâmite da criação e do desenvolvimento da capital, que é hoje, um patrimônio cultural da humanidade. 
  3. Arquivo Brasília Zero - análise diplomática e tipológica de documentos do projeto "Documentos Goyaz", com destaque à compra de fazendas que futuramente viriam a ser as terras da capital federal. 
  4. Investigação Arquivística - um estudo da diplomática e tipologia documental na relação jurídica processual, exemplificado na análise da separação matrimonial. 
  5. Diplomática Em Cena - análise de fluxo da classificação indicativa de filmes. 
  6. Foca na Diplomática - analise dos sinais de validação do real desde sua criação até os dias de hoje. 
  7. Arquivos Alcoólicos - blog com a finalidade de relacionar conceitos da diplomática com o mundo das bebidas; análise de rótulos, garrafas e outras características extrínsecas para discussão de autenticidade. 
  8. Futebol e Diplomática - autenticidade em camisas de times de futebol, tratando de tais questões de maneira isolada. 
  9. Não Mente - questões arquivísticas que abrangem os arquivos sonoros, dando ênfase à diplomática e a tipologia envolvidas nos processos. 
  10. Arquivos Jurídicos - a diplomática nos arquivos jurídicos, estrutura e autenticidade de tais documentos para a compreensão da própria dinâmica dos arquivos com relação ao recebimento dos documentos, tratamento e destinação final. 
  11. Foco D. O. Documental - análise dos formatos dos documentos produzidos pelos Diários Oficiais, bem como, sua guarda permanente (blog encerrado durante o curso).

TURMA 2/2014:
  1. Passaporte na mão e pé na estrada - estudo diplomático sobre a importância do passaporte como registro de identificação.
  2. Conselho das 04 meninas - estudo das diferenças entre as espécies "dossiê" e "processo": um estudo de caso fictício - a S.H.I.E.LD.
  3. Homem documentado - discussão sobre a diplomática e sinais de validação de documentos postais.
  4. Arquivoraz - análise diplomática e de trâmite de Boletim de Ocorrência Policial. 
  5. Desvendando a diplomática - estudo de autenticidade em documentos de grilagem de terras.
  6. Diplomática em performance - abordagem aos documentos contemporâneos em sua produção funcional.
  7. Tipologicamente falando - estudo de patente científica como espécie documental, incluindo tramite e análise diplomática.
  8. Diplomática do diploma - orientações sobre a gestão e arquivamento de documentos acadêmicos produzidos e acumulados ao longo da vida estudantil na UnB.
  9. Diplomática documental -  exemplificação de processo e documentos para o registro de candidaturas por partidos políticos.
  10. Potinho vermelho - discussão sobre veracidade e trâmite em exames de DNA.
  11. Terminologia... Só que não! -  análise de termos arquivísticos que, podem, pelo senso comum apresentar entendimento equivocado.

TURMA 2/2013:
  1. Arquivo vivo: blog com foco em discutir as características intrínsecas e extrínsecas das tipologias documentais de atividades comuns das seguintes instituições: Caesb, NOVACAP e MDIC.
  2. Arquivo proteico: análise diplomática e tipológica de documentos e assuntos relacionados às tabelas nutricionais de alimentos.
  3. Doce arquivo: blog com foco na análise diplomática e tipológica de doces e os socumentos relacionados a sua elaboração e comercialização.
  4. Arquivos Jurássicos: blog dedicado aos documentos domésticos convencionais do tipo contas, notas fiscais, recibos, com o intuito de ajudar aos não-arquivistas arquivá-los adequadamente em seus arquivos pessoais.
  5. CSI arquivo: blog com conteúdos relacionados aos arquivos policiais, com ênfase na questão da autenticidade/veracidade.
  6. Jogos documentados: objetiva acompanhar os tipos de documentos que são necessários a criação de um jogo, seja ele um jogo eletrônico ou de tabuleiro.
  7. Arquivo libertário: tem como foco abordar  temas de interesse social como, por exemplo, feminismo, a luta por igualdade social, a questão racial, respeito às diferenças, dentre outros.
  8. Arquivo, cinema e diplomática: blog que aborda diversas perspectivas que cercam os documentos audiovisuais e sua importância como prova, registro e informação.
  9. Diplomáticas já!:  objetiva de analisar os arquivos da Ditadura militar no Brasil por meio dos documentos, e seus mais variados gêneros e suportes, gerados no período de 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985
  10. Movimente-se Brasil: tem como objetivo apresentar o que está acontecendo no nosso país nas diversas áreas e discutir as principais movimentações do Brasil e de brasileiros.
  11. Sigilo exposto: tem o intuito analisar documentos sigilosos e discutir em que momento podem ser expostos ou restritos os ao acesso público.
  12. Bem-me-quer arquivo: blog sobre queimadas no cerrado, apenas iniciado e depois teve a equipe dividida em outros grupos.
TURMA 1/2013:
  1. Arquivo de som: a análise diplomática e tipológica de diversos documentos que compõem o acervo do Departamento de Música da UnB, trazendo à tona a riqueza dos acervos musicais, pouco explorados.
  2. Arquivo secreto: análise de documentos secretos da Ditadura Militar com destaque à autenticidade, à preservação física e à difusão e acesso.
  3. UnB virtual: análise de documentos eletrônico do portal da UnB e do procedimento de acesso ao Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão , e-SIC , no âmbito do Distrito Federal.
  4. Odisseia diplomática e tipologia: grupo formado para a disciplina Diplomática e Tipologia Documental em homenagem a acepção grega de desbravar. Trabalho final sobre autenticidade da Lei Áurea.
  5. Los archivistas: sem foco específico, trabalhou no final a organização pessoal de materiais fotográficos privados. Foi responsável pela fotorreportagem das oficinas da disciplina.
  6. SAARQ: Criado para analisar documentos da Secretaria de Acompanhamento Acadêmico da UnB acabou por desenvolver trabalho final sobre documentos da Aeronáutica relativos a avistamentos de OVNIs.
  7. Diplomáticos: sem foco específico, acabou discutindo falsificação de informações fotográficas no trabalho final.
  8. UnB vital: aquivos Pessoais realmente, vitais à nossa vida.
  9. Alarq -  Alunos de arquivologia: sem foco específico. Trabalho final sobre autenticidade de documentos cotidianos.
  10. Tipo blog: criado sem foco específico analisou no trabalho final ordenação de acervo musical privado.
  11. A.A. Arquivos Anônimos: estudantes do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília da disciplina Diplomática e Tipologia Documental; trabalho final sobre microfilmes.

TURMA 2/2012:
  1. Batom bike: estudo de documentos arquivísticos da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS).
  2. Prontuário médico: objetiva trabalhar, de acordo com as regras da diplomática contemporânea, a documentação existente em um arquivo médico, em especial, o prontuário médico.
  3. Arquivo 4x4: blog que tem como função publicar, compartilhar e promover debates sobre a temática: Empresas Juniores, com ênfase na nossa universidade.
  4. Arquivo de exportação: estudo de documentos arquivísticos necessários para o ingresso de alunos da Universidade de Brasília, com o apoio da instituição, para a permanência destes nas universidades estrangeiras como intercambistas.
  5. UnB Virtual: blog foi criado com o desígnio de cumprir as tarefas da disciplina Diplomática e Tipologia Documental e, no decorrer do curso, descobrir e defender alguns conceitos sobre o papel da diplomática documental, tendo o site da Universidade de Brasília o objeto de análise.
  6. Arquivonéticas: missão CET!: análise (e serviços turísticos), com excelência, do CET/UnB.
  7. Arquivo news: objetiva mostrar a realidade que o arquivo do PPNE (Programa de Apoio às Pessoas com Necessidade Especiais) e programas vinculados enfrentam.
  8. Formaturas UnB: tem como tema principal o estudos de documentos relacionados às formaturas da UnB.
  9. Arquivo Pesquisa e Pós:  tem como objetivos abordar e falar um pouco sobre os documentos e algumas curiosidades sobre o Decanato de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Brasília.
  10. Blogui do Futebol: tem como objetivo discutir futebol do ponto de vista arquivístico, focando também na história do futebol.
TURMA 1/2012:
  1. Arquivomania - proposta de apresentar na intimidade o arquivo da faculdade de Arquivologia da UnB. 
  2. Classifica em 020 - blog sobre documentos do Decanato de Gestão de Pessoas - DGP, da UnB. O título do blog relaciona-de ao código do CONARQ para documentos classificados como "Pessoal".
  3. Museu de grandes novidades - blog sobr documnetos do curso de Museologia da UnB.
  4. DT-DEX - blog relacionado à análise diplomática e tipológica dos arquivos do DEX - Decanato de Extensão da UnB.
  5. Daidos por estagio - análise documental da DAIA - Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica da UnB.
  6. A morte do arquivo morto - blog com o intuito de descrever os documentos e atividades do Decanato de Ensino e Graduação (DEG/UnB).
  7. Pós Diplomática - análise de documentos do Decanato de Pesquisa e Pós-graduação da UnB, com ênfase na Iniciação Científica.
  8. Biblioteca Arquivística - Pesquisa, análise e divulgação sobre o mundo arquivístico na biblioteconomia.
  9. Arquieduca - responsáveis por estudar documentos da Faculdade de Educação da UnB.
  10. Equiparq no CIFMC - Documentos do Centro Internacional de Física da Matéria Condensada


TURMA 2/2011
  1. Arquivo Capital - Blog sobre arquivística de estudantes de Arquivologia radicados na Capital Federal do Brasil.
  2. Arquivo em foco - Tem o objetivo de postar curiosidades referentes ao mundo dos arquivos.
  3. Diplomática em foco - Blog para atividades discente dos alunos que optaram por não desenvolver blog próprio na disciplina.
  4. Informações sobre imóveis - Fonte virtual, alternativa para dicas e orientações na sua aquisição, construção, reforma, decoração, paisagismo ou mera curiosidade...
  5. Memória Arquivística - expor as informações da área da Arquivologia no Brasil e mundo e servir de suporte as atividades propostas na disciplina cursada
  6. Passaporte para a Informação - Continuação de blog do semestre anterior. Onde o conhecimento é a maior viagem....
  7. Rock, Memória e História - Blog com objetivo de dar uma pegada Rock'n Roll à matéria Diplomática e Tipologia Documental no curso em Arquivologia, focando também a memória e a história da sociedade.

TURMA 1/2011

  1. Arquivo em forma (***)
    Objetivo:  Desenvolver a análise diplomática dos documentos de uma academia.
  2. Cerveja Diplomática (**)
    Objetivo:  Análise diplomática em uma mesa de bar.
  3. Arquivo Veste Prada (*)
    Objetivo: Relacionar a história da moda com o mundo da diplomática.
  4. Skin Files
    Objetivo: Analisar piercings e tatuagens no mundo da diplomática.
  5. Passaporte para Informação
    Objetivo: Realizar a análise de documentos relacionados a viagens de turismo.
  6. Arquivos da Night
    Objetivo: Associar com a diplomática, com o mundo alegre e diversificado das festas.
  7. Diplomática na Copa
    Objetivo: Analisar os documentos produzidos em prol da Copa do Mundo de 2014.
  8. Paladarq
    Objetivo: Desenvolver a diplomática no tema culinário.
  9. Licitações e Contratos
    Objetivo: Realizar a análise diplomática e tipológica de documentos oficiais.

TURMA 2/2010

(acesse aqui post sobre os melhores dessa turma, assinalados com asterísco)

  1. Aurquivo bom pra cachorro (***)
    Objetivo: Analisar documentos que fazem parte da vida de um cachorro, além de curiosidades e informações do mundo canino.
  2. Diplomática do Prazer (***)
    Objetivo: Analisar o mundo erótico dos documentos de sex shop.
  3. Olha o Passarinho (**)
    Objetivo: Analisar o arquivo de um fotógrafo e os tipos de documento que auxiliam esse profissional no desenvolvimento de suas atividades. 
  4. Cine Arq (**)
    Objetivo: Analisar os documentos de um cineasta.
  5. Futebol na Gaveta (*)
    Objetivo: Mostrar documentos e dados sobre o futebol e dando ênfase a copa de 1950, realizada no Brasil, abrangendo o campo maior que é o Futebol. 
  6. Papel Noel (*)
    Objetivo: Analisar os documentos do bom velinho Papai Noel.
  7. Arquicomics (*)
    Objetivo: Desvendar o processo de produção e reprodução do fantástico mundo dos quadrinhos analisando os documentos das editoras. 
  8. CAARQ
    Objetivo: Ser uma importante fonte de informação para o aluno de arquivologia e analisar os documentos do Centro Acadêmico de Arquivologia.
  9. Arquivo Sustentável
    Objetivo: Além de trazer postagens sobre o temas "sustentabilidade" e "meio ambiente", o blog será utilizado para realizar tarefas da disciplina, desafios e o trabalho final. 
  10. Memórias Póstumas
    Objetivo: Análise de documentos que envolvam a morte, cemitérios e outras coisas sombrias. 
  11. Arquivo Morto
    Blog literalmente morto. Tinha o objetivo de analisar documentos ligados a cemitérios, porém com a profusão de grupos sobre o tema as integrantes decidiram encerrá-lo e constituir novo blog: o Aurquivo.
  12. Papel Manteiga
    Objetivo: O blog tem como tema franquias alimentares novidades, informações e curiosidades sobre as grandes redes de fast food.
  13. Cemitérios 
    Objetivo: Mostrar e avaliar documentos dos principais cemitérios de Brasília.

TURMA 2010/1
(acesse aqui post sobre os melhores dessa turma, assinalados com asterísco)
  1. Diploarte (***)
    Teatro e fundo de companhia de teatro.
  2. Fundo da garagem (***)
    Documentos de concessionárias de veículos.
  3. Hora de comunicar (***)
    Arquivo de empresas jornalísticas.
  4. Escoteiros diplomáticos (***)
    Documentos do Movimento Escoteiro.
  5. Liga, vai (**)
    Documentos de telefonia celular.
  6. Imagem & Ação (*)
    fotojornalismo e arquivo de jornal.
  7. Lanchonete do Roberto
    Arquivo de lanchonete.
  8. Queer beings
    Documentos ligados a militância LGBT.
  9. Documentos de universidades
    Análise de documentos de universidade.
  10. Arquivistas peregrinos
    Arquivo eclesiástico, documentos para casamento católico.
  11. Arquivo divino
    Arquivo eclesiástico, documentos para casamento católico.
  12. 3 x 4  fotografia como documento (migrou para o "Imagem & Ação".
  13. Pode beijar a noiva
    documentos oficiais sobre casamentos e cerimônias de casamento.

TURMA 2009/2
(acesse aqui post sobre os melhores dessa turma, assinalados com asteriscos)
  1. Arquivo à flor da pele (***)
    Documentos de empresa de tatuagem.
  2. Diplomed (**)
    Documentos sobre clonagem humana e falsificações.
  3. Diplomatica e cotidiano
    Documentos sobre análise de paternidade. 
  4. Mais do que meros detalhes
    Análise de falsificação de documentos. 
  5. Ovnis, arquivos e coisas legais
    A diplomática como ferramenta para embasar relatos sobre OVNIs.
  6. Diplomusic
    Documentos pessoais de Camargo Guarnieri.
  7. Marcas da Ditadura
    Analise da censura no período da ditadura militar em documentos de diversos suportes.
  8. Perseguição arquivística
    Filmes sobre serials killers e caso Ana Lídia.
  9. Entre o Céu e a Terra
    Fenômenos paranormais.
TURMA 2009/1
(acesse aqui post sobre os melhores dessa turma, assinalados com asteriscos)
  1. Documentos de serial killer.
  2. Segurança da Informação sob o prisma das teorias arquivísticas.
  3. Documentos da copa de 1958.
  4.  Brindes de instituição de desenvolvimento sustentável.
  5. Documentos contemporâneos e gestão documental.
  6. Análise de documentos de crimes virtuais
  7. Produção audiovisual da UnB TV
  8. Documentos contemporâneos ligados à apostas.
  9. Documentos pessoais do próprio aluno responsável pelo blog.
  10. Documentos sonoros.