25 setembro 2015

Bizagi

                                                       Disponível em bizagi

Para a atividade da semana vocês terão que baixar o programa bizagi e criar um fluxo de um documento que será trabalhado pelo seu grupo na oficina. O fluxo deve começar na criação do documento e avançar até sua chegada no arquivo permanente.

Caso vocês tenham dúvidas de como fazer um fluxo, no You Tube existem vários vídeos ensinando, como no exemplo aqui. Um manual passo a passo do Bizagi pode ser baixado aqui.

Essa atividade é grupo e obrigatória, deve ser postada até as 18:40Hrs do dia 02/10 e ter a url indicada nos comentários abaixo.


__________
André Lopez (adaptado de Carolina Bueno aqui)

Diversidade de tipologias

ATENÇÃO: prazo alterado!

Como consolidação da atividade da aula de hoje, os alunos deverão analisar o capítulo 01.5 01.3 de Mariano García Ruipérez (no Dropbox) e:

a) comparar os modelos trabalhados em aula com os modelos apresentados por Mariano García, apontando suas diferenças e explicando o motivo das mesmas;
b) definir e justificar qual o melhor modelo para ser utilizado com os documentos de seu grupo;
c) explicar os motivos de tantos modelos diferentes na bibliografia da área.

  • A atividade a) é individual e optativa, devendo ser postada nos comentários do presente post.
  • A atividade b) é em grupo e obrigatória, devendo ser postada no próprio grupo, com indicação do link no blog-mãe.
  • A atividade c) é individual e obrigatória, devendo ser postada nos comentários do presente post.
ATENÇÃO: antes de escrever a resposta, identifique a atividade; ex:
"comentário: Atividade A:
 e na linha de baixo ponha o texto, ou url, se for o caso e
na linha final a identificação de autoria ou grupo"

O prazo se encerra às 18:45hs do dia 02 09 outubro de 2015.

___________
André Lopez 

21 setembro 2015

Aplicando as Tipologias

   
     Reforçando a leitura da última atividade, vocês devem aplicar o modelo proposto pelo CAP:05 de Luciana Duranti  no conjunto documental MCByte.

Atividade em Grupo e Obrigatória, deve ser postado até as 18:40Hrs da sexta do dia 25/09 e ter a Url indicada nos comments abaixo.
_________
Thadeu Alexander.

20 setembro 2015

Variando as Tipologias


     Para reforçar a leitura nos estudos da Diplomática, segue mais um capítulo da nossa querida escritora italiana Luciana Duranti.
       Com base nesse texto, vocês devem discutir os motivos de haver variações nos modelos tipológicos.

DURANTI, L. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996. (Biblioteca Archivística, 5). - CAP.5  
Ps: Os textos serão disponibilizados numa pasta do Dropbox

Atividade individual e obrigatória, postem suas explanações nos comments abaixo até as 18:40Hrs da sexta do dia 25/08.
___________
Thadeu Alexander.

19 setembro 2015

Documento Misterioso ?.?.?


Boa tarde pessoal,
     Na aula da última sexta feira nos deparamos com um documento não muito habitual em nossos contextos de trabalho, e aproveitando essa oportunidade, vamos tentar descobrir um pouco mais sobre ele.
     Vocês tiveram um curto tempo para avaliar este documento em aula, façam uma pesquisa se necessário e respondam os questionamentos a respeito;

- Qual a espécie documental?
- Este documento é autêntico?
- Quais seus sinais de validação?
- Qual o seu formato?
- É documento de Arquivo? Se sim, qual arquivo? Se não, por que não?

Atividade em Grupo e Obrigatória, deve ser postada até as 18:40Hrs da sexta do dia 25/09 e ter a Url indicada nos comments abaixo.
___________
Thadeu Alexander.

18 setembro 2015

Sobre plágio


Está havendo alguma confusão entre elaboração de texto pelos grupos e cópia indevida, não referenciada, de materiais de outrem. Uma coisa é usar o material produzido por terceiros, para embasar, ilustrar ou discutir pontos de sua argumentação, sempre citando a fonte (autor e localização do recurso). Outra coisa é valer-se de outro material como se este fora produzido por você, como se ele fosse a sua argumentação; pior ainda é fazer isso sem referenciar as fontes. Neste caso estamos falando de plágio, que é um crime. 

A função pedagógica de pedir que os alunos escrevam, pesquisem outras fontes e discutam com elas é para estimular o amadurecimento intelectual e o raciocínio crítico. Recortar conteúdos e simplesmente colar nos blogs discentes em nada contribui para a formação dos alunos, estando o recurso devidamente referenciado ou não. A diferença é que no primeiro caso pode-se estar violando direitos de divulgação e no segundo, além disso, há a ocorrência de crime de plágio.

A UnB carece de um código de ética. Em universidades mais sérias a apresentação de trabalhos com plágio pode, em alguns casos, levar à expulsão dos alunos envolvidos. Há casos nos quais títulos de pós-graduação foram cassados após a comprovação do plágio. Minha política pessoal, como professor, é composta por três etapas:
a) anular a atividade do aluno (dar zero);
b) orientar sobre a questão (está sendo feito neste post);
c) na hipótese de reincidência, levar o caso para as instâncias superiores da universidade, podendo resultar em reprovação ou mesmo expulsão do curso, se o ato for de má fé e for caracterizado como falsidade ideológica.

Um post sobre o assunto, com um divertido vídeo, está disponível no blog de Metodologia CI, em http://metodologiaci.blogspot.com.br/2011/03/citar-referenciar-para-nao-cometer.html 

___________
André Lopez

15 setembro 2015

Documentos fotográficos como documentos de arquivo


Continuando a unidade "Um documento para chamar de seu", nesta sexta-feira iremos ter uma aula/bate-papo com dois convidados:
  • Laila Figueiredo Di Pietro, mestra e doutoranda em Ciência da Informação, do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos (GPAF).
  • Edson Ferreira de Freitas Jr., mestre em Arte e Cultura Visual e fotógrafo da Polícia Técnico-Científica de Goias.
Textos de ambos pesquisadores sobre o tema podem ser encontrados no material do simpósio Imagem em unidades informacionais, que integrou o III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración de la América Latina y el Caribe (ver textos completos aqui).

A ideia é discutir a especificidade e as características essenciais de espécies fotográficas diplomáticas específicas da publicidade e da perícia criminal, como subsídio à elaboração das oficinas e à escolha de temas e documentos específicos pelos grupos.

A aula/bate-papo é aberta aos interessados e ocorrerá no auditório na sala 2014 da FCI, dia 18/09 às 19:00hs


___________
André Lopez

14 setembro 2015

Arquivando Novos Documentos


                                  Archives shaping man, by Andrzej Dudzinski, disponível em:Berkeley University

     Para concluir as atividades dessa semana vocês terão de trabalhar novamente com documentos não convencionais. Vocês terão de selecionar dois documentos que estejam inseridos nos seus respectivos temas e que serão usados nas oficinas, e com base nesses documentos, elaborar e propor um modelo de análise Diplomática e Tipológica específico.

Texto de apoio:
-DI PIETRO, Laila. e CARVALHO, Nathália. Organização de documentos audiovisuais e imagéticos: uma abordagem em diplomática e tipologia documental. Monografia de Graduação em Biblioteconomia. UnB. 2010. (Acesso aqui)

Atividade em grupo e obrigatória, deve ser postada até as 18:40Hrs da sexta do dia 18/09 e ter a Url indicada nos comments abaixo
_________
Thadeu Alexander.

13 setembro 2015

Criando Conceitos


                                           Pablo Escobar, Disponível em Museu de Imagens

Olá... prontos para as fotos??

    Como conversado em sala, cada grupo terá de produzir uma foto-conceito. Pensem nos conceitos arquivísticos abordados até agora na disciplina, bem como os ao longo do curso na hora do processo criativo. Como exemplo, vejam o projeto do grupo de pesquisa do Professor André: Imaginando GPAF.
      Não se esqueçam de aproximar esse conceito da foto com as propostas e temas voltados as suas respectivas oficinas.

Ps: Embasem esse conceito produzido num breve comentário, utilizando como apoio o texto do Professor:
- LOPEZ, A. Contextualización archivística de documentos fotográficos. Alexandrí@. Lima, vol. 5, num 8, 2011. pag 3-16. (aqui)

Atividade em grupo e obrigatória, deve ser postada até as 18:40Hrs da sexta do dia 18/09 e ter a Url indicada nos comments abaixo.
_________
Thadeu Alexander.

12 setembro 2015

Duplicidade e Espionagem

     
                                 Duplicity (Ton Gilroy/EUA/2009/125min), disponível em Impawards

Boa tarde pessoal, como estão?

     Para começarmos a semana, vamos fazer uma atividade referente ao filme que vocês assistiram na última sexta, Duplicity. A atividade se consiste em identificar 3 documentos presentes na narrativa do filme visto e responder aos questionamentos abaixo;

- Qual o contexto que estes documentos estão inseridos?
- Quais os seus sinais de validação?
- Os documentos são autênticos? Justifique e explane sobre 
- Os documentos são verídicos? Justifique e explane sobre

Atividade em grupo e obrigatória, deve ser postada até as 18:40Hrs da sexta do dia 18/09 e ter a Url indicada nos comments abaixo.
_______
Thadeu Alexander.

04 setembro 2015

Um documento para chamar de meu

A atividade da vez consiste em tentar caracterizar ao máximo um documento que será desenvolvido por seu grupo nas oficinas nos moldes propostos por Mariano García no seu estudo sobre passaportes (baixar aqui).

Atividade em grupo, obrigatória. Colocar a url da resposta aqui.

Como inspiração pode-se ver o estudo de Rosa Gonçalves sobre vídeos do Senado

__________
André Lopez

02 setembro 2015

Autêntico e Verídico??


                                    Girl at Mirror - Norman Rockwel (disponível em Dougstricklandart)

     Boa tarde galera, reforçando o tema dessa semana, bem como a nossa palestra, segue abaixo o link de uma atividade relacionada a autenticidade e veracidade:

http://diplomaticaetipologia.blogspot.com.br/2014/09/autenticidadeveracidade.html

Ps: Por favor, leiam com atenção o enunciado.
Atividade em Grupo e Obrigatória, deve ser feita até as 18:40Hrs da sexta do dia 04/09.
_________
Thadeu Alexander.

01 setembro 2015

Enganando Daniella


The Wolf Of Wall Street (Eua, Scorsese, 2013) (Disponível em Nocookie)

     Boa tarde pessoal.Contaremos para a aula dessa semana com a presença da ex aluna Daniella Larcher, arquivista com experiência no campo de reconhecer a autenticidade em documentos bancários. Neste contexto, vamos ver se conseguimos enganá-la...

     Postem um documento (Falsificado ou Autêntico) para a aula desta sexta para a nossa visitante dar seu diagnostico. O documento pode ser real, fictício, adulterado, original etc...


Atividade Individual e Optativa, o documento deve ser postado até as 18:40Hrs do dia 04/09 no respetivo blog e ter a URL indicada nos comentários abaixo, Ps: Por ser individual, não esqueçam de se identificar.
___________
Thadeu Alexander.