19 agosto 2013

Balanço das oficinas de Diplomática e Tipologia Documental


A foto acima retrata Maraina Oliveira registrando o ato do professor de registrar a oficina sobre tipologia documental ocorrida no dia 19/julho/2013, na última aula do semestre. A proposta foi inspirada no evento promovido pelo Archivo Municipal de Girona em 07/junho/2013 (ver post aqui) e replicada, com as devidas adaptações, na disciplina de Diplomática e Tipologia da UnB. 

ANTES
Aqui a ideia foi que cada grupo trabalhasse uma pequena oficina, de 10 minutos, sobre algum tema relacionado à diplomática, voltado para um hipotético publico não especializado. Os grupos se preparam e  postaram no blog-mãe os links do material de referência inicial (ver aqui). Nem todos elaboraram a tarefa em tempo, mas no final todos cumpriam a etapa. A fase seguinte consistiu em avisar ao publico interessado sobre cada oficina, elaborando um pequeno convite virtual sobre as respectivas oficinas, como poder ser buscado nos links dos comments daqui.

DURANTE
Cumpridas as etapas preparatórias, deu-se, oficialmente, no blog-mãe, a chamada para as oficinas, indicando o tema de cada uma, bem como, disponibilizando os links dos respectivos grupos (ver post aqui). O evento em si, não contou com muitos visitantes alheios à turma, porém teve muita interação e dinamismo. Um ou outro colega convidado por algum grupo, uma professora que estava na FCI, a arquivista e professora voluntária Tânia Pereira, e os monitores de DTD foram o público externo dessa primeira experiência. Como  a atividade foi dividida em duas grandes sessões, metade dos alunos pode circular livremente pelas várias oficinas enquanto a outra metade fazia apresentações sequenciais e simultâneas. 

DEPOIS
Finda a atividade, cada grupo, à guisa de relatório, elaborou um pequeno post resumindo os principais tópicos desenvolvidos (ver aqui). Cada aluno, ainda, teve que fazer uma breve consideração sobre ao menos duas oficinas dos colegas, construindo o olhar do publico participante (aceda às observações discentes nos links daqui). O grupo "Los Archivistas", por estar trabalhando com gestão de álbuns e fotografias pessoais, se prontificou a fazer a fotorreportagem do evento, produzindo um excelente post  visual aqui. Ali há uma boa apresentação visual de cada grupo além de algumas fotos bastante ilustrativas de aspectos marcantes do evento. Mais fotos, não tão bem organizadas como as dos "Los Archivistas" podem ser vistas aqui.

E AGORA?
O sucesso da aplicação piloto fará com que esse tipo de atividade continue a ser desenvolvida no curso de DTD, com forte recomendação para que a prática seja ampliada para outras disciplinas (toda a equipe, incluindo alunos, está á disposição para colaborar com outros interessados). Alguns grupos já manifestaram interesse em replicar as oficinas para um efetivo público não especializado, em situações menos acadêmicas, tais como, recepção de calouros, Semana de Arquivologia, Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia, Semana de Extensão etc. Tal proposta já foi levada ao Colegiado do Curso de Arquivologia em junho passado. Resta, agora, aguardar o interesse e a viabilidade técnica.

Links relacionados e/ou mencionados
___________
André Lopez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

clique para comentar