22 abril 2013

Proveniência e outras questões?



Considerando que o vídeo em questão é cópia feita pela pesquisadora Bia Kushnir e integrante de seu arquivo pessoal, sugere-se, a tod@s os leitores do blog (alunos ou não) a discussão dos seguintes itens:
a) proveniência arquivística;
b) função arquivística;
c) informações relativas ao valor primário do documento;
d) informações relativas ao valor secundário do documento;
e) classificação tipológica do documento.

Dica: busquem informações sobre quem é a pesquisadora antes de começar a atividade. 

A melhor resposta. postada aqui até o dia 03/maio às 18:59hs, será premiada com um exemplar do livro "Memórias silenciadas", do Arquivo Público do Espírito Santo, sobre panfletos confiscados pela DOPS/ES.

Os alunos de DTD que se dispuserem a fazer a analisar a questão serão considerados como participantes de uma atividade individual extra.

6 comentários:

  1. Levando em conta que a Bia é pesquisadora e, que, seu acervo pessoal será de grande importância para a sociedade um dia, posso responder as indagações anteriores.
    a) proveniência arquivística;
    Levando em conta o primeiro grau do P.P, podemos afirmar que o fundo é a própria Bia Kushnir, pois esse documento faz parte de seu acervo, sendo acumulado por ela;

    b) função arquivística;
    Esse documento tem por função provar a relação dela com a temática em questão, ou seja, governos de ditadura, repressões refletindo sua atividade enquanto pesquisadora da temática;

    c) informações relativas ao valor primário do documento;
    Quanto ao valor primário, talvez não diga respeito diretamente ao acervo pessoal dela, uma vez que, provavelmente, esse documento tenha sido produzido para fins de informação sobre o genocídio de judeus e, não com função de provar o genocídio já que o documento se caracteriza como um filme documentário.

    d) informações relativas ao valor secundário do documento;
    Quanto ao valor secundário, esse mesmo documento assume, ao meu ver, dois valores. Assim, esse documento prova a relação dela como pesquisadora desse tema, refletindo sua atividade enquanto pesquisadora e, além disso, o mesmo documento serve para consulta, como fonte para estudo desse assunto.

    e) classificação tipológica do documento.
    Filme documentário de extermínio de judeus

    Existe certa dificuldade em classificar mediante a tipologia documentos compostos por linguagem audiovisual, já que localizar o dispositivo é quase impossível por que não há linguagem textual. Contudo, podemos supor que seja um filme documentário (espécie) por meio das características do documento e, assim, buscar uma atividade que esse documento queira retratar.

    ResponderExcluir
  2. a) Proveniência arquivistica
    O documento é parte do acervo pessoal da senhora Beatriz Kushnir, historiadora, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. O sobrenome Kushnir está vinculado, em sua origem, a famílias judaicas do Leste Europeu. O documento (um filme preto e branco em 16 mm, realizado por um dos membros das famílias judaicas do Rio de Janeiro à época) retrata o enterro de uma caixa de sabão feito com gordura humana retirada de corpos de judeus assassinados pelos nazistas.
    b) Função arquivistica
    O documentário em análise tem grande valor informativo. Por meio dele somos informados a respeito de vários aspectos da vida da comunidade judaica do RJ em meados do século XX, por exemplo: a manutenção de tradições religiosas vinculadas às formas de sepultamento, as alterações comportamentais resultantes da imersão na cultura brasileira da época etc.
    c) Valor primário
    O valor primário do documento em analise diz respeito à sua função como registro de eventos ocorridos no seio da comunidade judaica do Rio de Janeiro em meados do século XX. Ou seja, o documento foi produzido com o objetivo fundamental de registrar uma manifestação social (sepultamento dos restos mortais de judeus assassinados pelos nazistas).
    d) Valor secundário
    O valor secundário diz respeito a outras utilidades que o documento possa ter para o produtor ou outros usuários. Para a senhora Kushnir o documentário em questão pode ter várias utilidades: pode ser fonte histórica para suas pesquisas, pode ter valor sentimental (eventualmente pessoas de sua família foram executadas pelos nazistas ou pessoas de sua família podem ter organizado a manifestação, ou simplesmente o documento guarda grande importância para a senhora Kushnir por reiterar aspectos importantes de sua identidade étnico-religiosa).

    e) Classificação tipológica do documento

    - registro filmográfico (cópia em dvd)

    - suporte: dvd (suporte original filme 16 mm)

    Preto e branco

    Mudo

    Aproximadamente X minutos

    - autor: H. Rubin (membro da comunidade judaica do Rio de Janeiro)

    - local e data: Cemitério judaico, Vila Rosali, Rio de Janeiro – RJ, 1947.

    ResponderExcluir
  3. a) Proveniência: Beatriz Kushnir;
    b) Função: ser um objeto de reflexão para Bia Kushnir;
    c) Valor primário: servir como fonte para suas pesquisas;
    d) Valor secundário: contribuir para o contínuo processo de desenvolver seu papel social de historiadora.
    e) Classificação tipológica:
    *Denominação: vídeo enterro do sabão em Vila Rosali, 1949;
    *Código: cor preto;
    *Gênero: audiovisual;
    *Suporte: dvd;
    *Formato: vídeo;
    *Forma: cópia;
    *Produtor: Bia Kushnir;
    *Destinatário: Bia Kushnir;
    *Legislação: art 19, Declaração Universal dos Direitos Humanos;
    *Ordenação: cronológica;
    *Conteúdo: documentário aborda o enterro de caixa de sabão feita com os corpos de judeus em 1949;
    *Destinação: guarda permanente

    ResponderExcluir
  4. É provável que o documento tenha sido encontrado durante sua pesquisa sobre artigo publicado pela autora em sua pesquisa sobre o cemitério das polacas. Em uma breve pesquisa sobre a autora, é possível notar que a mesma produziu uma pesquisa sobre a vida e sepultamento de jovens judias que imigraram para o Brasil e se tornaram prostitutas. Em matéria do repórter rio da TV brasil, cita-se a recuperação de documentos nos anos 80 que possibilitaram a identificação de túmulos. Não há aí nenhuma informação sobre o vídeo em questão, mas considerando a linha de pesquisa da autora, que encobre o sepultamento das jovens é possível que em algum momento a mesma tenha se deparado com o vídeo durante sua pesquisa. A autora, que parece ser ligada ao estudo das questões judaicas no Brasil é a produtora do acervo, e sua função arquivística pode ser ligada à área de pesquisa sobre tais questões ou mesmo sobre a preservação da memória judaica no Brasil. Seu valor primário foi o registro da reunião pessoas para o sepultamento, realizado por cinegrafista amador da família Rubi (desculpe não sei se esse é o nome correto) e pertencia ao acervo da família até sua disponibilização e transcrição. O valor secundário do documento seria a pesquisa e a preservação da memória judaica conforme mencionado anteriormente
    A tipologia me parece confusa, uma vez que o vídeo mostra dois momentos diferentes: a reunião por ocasião do sepultamento da caixa de sabão nazista e pessoas orando por seus entes queridos no cemitério antigo. Precisaria de mais dados para realizar uma tipologia adequada do documento.

    ResponderExcluir
  5. Juliana Pinheiro 11/0014634

    Pela linha de pesquisa que é desenvolvida pela autora. O produtor arquivístico é a Bia Kushnir. Onde para ela o vídeo (Enterro do Sabão- com narrador, que é diferente de um outro com conteúdo muito similar, mas que não apresenta narração). O vídeo narrado terá a sua proveniência arquivística quando for inserido o seu uso no trabalho desenvolvido pela autora que desenvolve pesquisas e lutas militantes contra às injustiças Nazistas. Neste processo de auxílio à pesquisa, o documento arquivístico, que tem como produtor Bia Kushnir. Terá a função de contribuir para a pesquisa e auxiliar nas análises dos acontecimentos históricos, que originaram o trabalho dela.

    O valor primário do documento será os fins adminstrativos que o documento têm, quando passa a ser relacionado às atividades de pesquisa e luta da autora. O seu valor secundário é o seu o papel de memória que pode está ligado a história da autora que é de origem Judia.

    Espécie: Vídeo curta metragem;
    Tipo: vídeo enterro do sabão;
    Gênero: audiovisual;
    Suporte: dvd;
    Formato: vídeo;
    Forma: Original multiplo;
    Produtor: Bia Kushnir;

    ResponderExcluir
  6. Pequena biografia de Bia Kushnir: é de família judia e, além disso, é graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (1989), Mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1994), Doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Pós-doutoramento (Júnior) junto ao Cemi/Unicamp (2005), e Pós-doutoramento (Sênior) junto ao Departamento de História/UFF (2007-8). Atualmente é Diretora-Geral do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, com experiência na área de Gestão Pública. Suas reflexões e pesquisas centram-se na temática da História do Brasil Contemporâneo, com ênfase nos seguintes temas: censura, governos militares, imprensa, imigração, arquivos, investigação sobre os furtos de bens culturais e a salvaguarda do patrimônio histórico.
    a) Proveniência Arquivística:
    Levando-se em conta que o documento analisado é a cópia feita pela Bia Kushnir e é pertencente a ela, logo, Bia é a produtora arquivística.

    b) Função Arquivística:
    O documento é de suma importância, pois retrata os impactos do Nazismo à comunidade judaica pós-segunda Guerra Mundial, atestando, nesse vídeo, que um suposto mito (dos judeus que foram transformados em sabão) de fato existiu.

    c) Informações Relativas ao Valor Primário do Documento:
    O valor primário do documento é relacionado ao registro da família judia Rubin (algo assim) sobre o “Enterro do Sabão” e de parentes visitando seus entes queridos, rezando por suas almas em 1947. Foi uma cerimônia solene da comunidade judaica do Rio de Janeiro e possivelmente gravada por valores sentimentais e pessoais. No caso, por questão de curiosidade, a versão original do documento é de proveniência arquivística da família Rubin.

    d) Informações Relativas ao Valor Secundário do Documento:
    Com o valor secundário, distintas utilidades foram atribuídas ao documento. Histórica, sobre o impacto do pós-guerra na comunidade judaica da cidade do Rio de Janeiro, já que Bia é pesquisadora e historiadora dessa área. Ou pessoal, pois o sobrenome Kushnir é de origem israelita.

    e) Classificação Tipológica do Documento:
    (Baseado na Tipologia Documental de Madrid)
    - Denominação: Vídeo do “Enterro do Sabão” da comunidade judaica;
    - Definição: Vídeo solene do “Enterro do Sabão” de judeus e visitas de seus parentes em 1947 no Rio de Janeiro. - Gênero: Audiovisual;
    - Suporte: DVD;
    - Formato: Vídeo;
    - Forma: Original múltiplo;
    - Produtor Arquivístico: Bia Kushnir;
    - Destinatário: Bia Kushnir;
    - Destinação: Guarda permanente
    - Acesso: Aberto

    ResponderExcluir

clique para comentar