21 dezembro 2011

Padronização de relatórios de sustentabilidade


Boa parte do trabalho pró-ativo em diplomática e tipologia diz respeito à definição de padrões formulares quanto a elaboração dos documentos e quanto à sistematização das informações a serem disponibilizadas. A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização não lucrativa que trabalha em prol da sustentabilidade da economia global, através de construção de diretrizes para a elaboração de relatórios sobre o tema. O nível atual de detalhamento (G3) tem sido cada vez utilizado, e reconhecido, como modelo internacional pelas mais diversas organizações para a divulgação de dados referentes à atuação contínua e sustentável de suas administrações. Trata-se de um modelo referente às informações relacionadas às ações realizadas pelas organizações no que tange à busca de sustentabilidade nos níveis social, econômico e ambiental. Veja mais detalhes na página da GRI, e/ou acesse um pequeno resumo na página do Instituto Ethos

Além da óbvia contribuição ao meio ambiente, a iniciativa auxilia também à gestão documental na medida em que padroniza os dados dos documentos seriais, facilitando a classificação tipológica destes nos arquivos das organizações. Por ser um documento internacionalmente auditado, para poder estar de acordo com as diretrizes da GRI, o nível de solidez das informações veiculadas é extremamente alto (veracidade, na medida do possível) e se constitui ainda em uma importante ferramenta de transparência administrativa. De acordo com o Instituto Ethos "entre as 4.000 empresas no mundo que declaram produzir um relatório de acordo com a GRI, 250 delas são brasileiras e estas sempre estão entre os destaques escolhidos pelos internautas do GRI Award, que reconhece os melhores relatórios do mundo" (ver fonte aqui).

Como exemplo concreto do que pode ser um relatório de sustentabilidade, fazemos uma homenagem ao time que está mostrando que para ser o "campeão dos campeões", tem que também começar a disputar os campeonatos da sustentabilidade, como mostra a nota de Paulo Itacarambi no Instituto Ethos (ver aqui). 

Mesmo sem dispor do código de classificação do Corinthians é possível baixar na íntegra uma de suas séries documentais socialmente mais importantes: a dos relatórios de sustentabilidade para registro de ações ambientais. Isso mesmo, a sequência ordenada (no exemplo abaixo, cronológica inversa) desses tipos documentais é a série, que nesse caso tem a grande vantagem que trazer um alto nível de padronização de informações, como pode ser visto baixando os documentos:
Relatório 2010
Relatório 2009
Relatório 2008
Se você é corinthiano ao invés de guardar o famoso poster do time campeão (mais uma espécie documental quase formular), guarde em sua coleção pessoal a cópia de uma série inteira do seu time do coração.

Se você não é corinthiano, aproveite para pressionar o seu time do coração a fazer relatórios anuais de sustentabilidade. O meio ambiente e a Arquivologia agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

clique para comentar