03 outubro 2011

Duplicity

Copiado de Gareth's Movie Diary
Olá pessoal,

Quem compareceu a última aula pode conferir ao filme "Duplicidade" (2009), que reúne as estrelas do cinema Julia Roberts e Clive Owne para contar a agitada relação íntima e profissional de dois espiões que vão participar de uma intrincada disputa entre duas empresas rivais. A funcionária da CIA Claire Stenwick (Roberts) e o agente do MI6 Ray koval (Owen) deixam para trás o departamento de inteligência do governo para participarem de um esquema altamente lucrativo que envolve duas multinacionais concorrentes. A missão deles é proteger a fórmula de um produto que trará muito dinheiro para a primeira empresa que patenteá-lo. Os comandantes dessas duas multinacionais são os executivos Howard Tully, e Dick Garsik. Rivais, eles contratam os espiões - que passam a trabalhar para lados opostos-, dando início a um verdadeiro jogo de interesses.

A partir do filme, aliado a criatividade de vocês e conhecimentos adquiridos nas aulas sobre autenticidade e veracidade, temos como desafio a seguinte atividade:
  • Escolha um documento apresentado durante toda a trama do filme. 
  • Crie duas versões do mesmo: Uma como ele sendo verdadeiro, autêntico e outra que não tenha estes elementos; 
  • Para cada um, cite características relacionando com o filme, com o objetivo de dar pistas para a identificação dos mesmos (contextualização); 
Como vou mostrar o documento que escolhi?
  • Cada grupo irá criar uma postagem aqui no blog, onde irá exibir seus 2 documentos (o "verdadeiro" e o "falso"); poderá usar uma cena do filme ou imagem para ilustra-lo, sem esquecer da descrição. 
Escolhi o documento, fiz a versão falsa e verdadeira dele (de acordo com o filme/análise diplomática), postei no blog junto com as características de cada um. E agora?
  • Após isto, cada grupo irá analisar a postagem dos outros grupos, deixando como comentário, qual é (e porque) o documento verdadeiro e o falso (citando quais características trazem as evidências); 
  • Fazer a análise diplomática do documento que julgar verdadeiro, analisando os seguintes caracteres: Suporte, forma, formato, gênero, espécie e tipo. (Ver quadro do texto Como fazer 2 disponível em: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf2.pdf)
Obs.:
- Atividade em grupo!
- Post deverá ser postado até: 05/10/2011, às 18:00 horas (no blog diplomática em foco!).
- Os comentários dos grupos deverão ser postados até: 07/10/2011, às 18:00 horas.

***********
Fernanda Cândido e Jonathan Araújo

5 comentários:

  1. Segue o link para a nossa atividade!
    http://rockmh.blogspot.com/2011/10/desafio-diplomatica.html

    ResponderExcluir
  2. Segue o link para nossa atividade:

    http://arquivocapital.blogspot.com/2011/10/duplicity.html

    ResponderExcluir
  3. Link para a nossa atividade:
    http://pass2info.blogspot.com/2011/10/filme-duplicidade.html

    ResponderExcluir
  4. Atividade proposta no dia 05/10/2011 no blog http://arquivoemfoco.blogspot.com/2011/10/duplicidade-o-filme-analisando.html#comments

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, Fernado, Joana e Thiago Macedo Grupo: Equiparq
    http://rockmh.blogspot.com.br/2011/10/desafio-diplomatica.html?showComment=1336772001865#c950744522097449675

    ResponderExcluir

clique para comentar